28 MAI 2020
UFSM tem projeto conceitual para reestruturação da Estrada da Ferreira

Na mesma manhã em que a UFSM apresentou o estudo de três interseções do perímetro urbano de Cachoeira do Sul, o diretor do campus, professor Rogério Brittes, levou ao conhecimento do prefeito Sergio Ghignatti a existência de um projeto conceitual para a reestruturação da Estrada da Ferreira, no trecho do trevo até o Aeroclube. A reestruturação traz o conceito de Rua Completa, com elementos que propiciam a segurança de todos os usuários da via, além da qualificação do ambiente local e redução de externalidades, sempre com base na Política Nacional de Mobilidade Urbana.

No projeto conceitual, assinado pelos professores Brenda Pereira, Alejandro Ruiz Padillo e Régis Lopes da Silva e pelo acadêmico Tailor Johann, e apoiado pelos professores Lucas Delongui e Cristiane Gastaldini, ambos do LAMOT, são apresentadas alterações como adequação da drenagem, instalação de iluminação pública, readequação da sinalização vertical e horizontal, implantação de acostamento/estacionamento e de calçadas e ciclovias. Para possibilitar as mudanças, seria necessário reduzir a largura da pista dos 20m atuais para 17,6m.

Município é parceiro – Mais uma vez o prefeito Sergio Ghignatti se mostrou interessado no projeto da UFSM. “Hoje mesmo recebemos uma proposta do Estado para municipalizar a estrada, mas no momento não temos interesse. Acredito que podemos buscar outras alternativas para melhorar este trecho que tem grande movimento, principalmente em função do campus da Universidade.”, comentou o prefeito. Brittes destacou ainda que já havia procurado a deputada estadual Zilá Breitenbach com a proposta de reestruturação e foi orientado a buscar o apoio da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, coordenada atualmente pelo Deputado Giovani Cherini.