10 JUL 2020
Conselho de Desenvolvimento Integrado tem sua primeira reunião

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Integrado de Cachoeira do Sul, criado em setembro de 2011, pela Lei nº 4077, foi reativado sob a coordenação da Secretaria Municipal do Planejamento, e teve a sua primeira reunião na última quarta-feira, 8.

O Conselho é composto por representantes das Secretarias Municipais de Planejamento, Obras, Indústria e Comércio, Trabalho e Ação Social, Fazenda, Interior, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária e Governo, Procuradoria Jurídica do Município, União Cachoeirense de Associações de Bairros, CACISC, Universidade Aberta do Brasil, Núcleo de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Intersindical Cachoeira do Sul, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), UFSM Cachoeira do Sul, Ulbra Cachoeira do Sul, Movimento Comunitário de Cachoeira do Sul (MOCOCA) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Na primeira reunião, conduzida pela secretária Rosimeri de Arreal e pela arquiteta Cristine Coelho, foi apresentado o andamento da revisão do Plano Diretor, trabalho que está sendo realizado pela Prefeitura em parceria com a UFSM. Na oportunidade, os presentes tiveram conhecimento sobre as leituras comunitárias que serão realizadas a partir do dia 21 deste mês.

Além de acompanhar a condução da Revisão do Plano Diretor, o Conselho reativado terá papel fundamental na execução do mesmo. “É importante que a sociedade se aproprie do Plano e ajude para que ele se cumpra”, pontuou o arquiteto André Müller, representante do NEA, lembrando que em 1983, quando o Plano atual foi concluído, não houve consulta à comunidade.

O Conselho se reunirá novamente no dia 12 de agosto para definir seu presidente e secretário.