25 OUT 2021
Município e Brigada Militar vão intensificar ações de segurança no meio rural

Representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e de um grupo de produtores rurais estiveram reunidos com o Major Sartori, comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar, e com o Sargento Lucas Bauer, coordenador da Patrulha Comunitária do Interior (PCI) para o encaminhamento de ações relacionadas à segurança no meio rural.

Conforme informações do secretário municipal de Agricultura e Pecuária e presidente do Sindicato Rural, Fernando Cantarelli, os registros de abigeato tiveram aumento neste ano em comparação com 2020. Os abigeatos e furtos são as principais ocorrências relacionadas à Brigada no interior. “Sabemos que a PCI de Cachoeira é uma das mais efetivas do Estado, a atuação da Brigada melhorou muito a questão da segurança no meio rural”, explica Cantarelli.

Em Cachoeira, um grupo de trabalho sobre segurança no meio rural foi criado dentro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O grupo havia se reunido pela última vez em 2017.

A partir da reunião da última sexta-feira, o grupo definiu pela intensificação da fiscalização, a reorganização do GGIM e o monitoramento dos principais pontos de trânsito do interior com utilização de câmeras espelhadas no sistema de videomonitoramento da cidade, cuja sala está localizada no 35º BPM.

A Brigada, através do Programa “Vigilância Colaborativa”, vai cadastrar câmeras instaladas no meio rural, com o consentimento dos produtores.

O produtor rural José Luis Pedroso, que participou da reunião, disse que há produtores interessados em disponibilizar equipamentos para instalação do sistema. Na próxima reunião do grupo, serão definidos os locais de instalação das câmeras.

Atuação do Governo Municipal – O Governo Municipal quer intensificar as ações de fiscalização, especialmente as que envolvem o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) da SMAP, do DVS (Saúde) e de destinação de apreensões, de responsabilidade do Meio Ambiente. Além disso, a Inspetoria Veterinária pode atuar com a realização de barreiras sanitárias com o suporte da Brigada Militar.

Foto: Eloisa Uliana

Autor: Eloisa Uliana