11 FEV 2022
SMEd prepara o retorno às aulas da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul marcou para o dia 21 de fevereiro o retorno presencial das aulas para toda a rede municipal - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Modalidade Educação de Jovens e Adultos.

Dados atualizados apontam que 2.205 alunos estão matriculados na Educação Infantil e 4.179 no Ensino Fundamental (anos iniciais, anos finais e EJA), totalizando 6.384 alunos na rede municipal. O número ainda pode mudar, uma vez que a SMEd mantém a Busca Ativa Escolar atuante durante todo o ano, para encontrar aqueles estudantes que por alguma razão não estão frequentando a escola.

Da mesma forma, as matrículas na rede estão permanentemente abertas para os alunos que estejam em idade escolar.

Segundo a secretária Angela Schuh, a SMEd está planejando o retorno das aulas de forma presencial. “Se houver aumento de casos de Covid e também levando em conta o tamanho das salas de aula em relação ao número de alunos, não podemos descartar o revezamento”, pondera a secretária.

O quadro da Secretaria conta hoje com 1.043 professores, 138 monitores e 173 servidores em escolas.

PREPARAÇÃO - A SMEd fará atividades de atualização e formação para monitores e professores, com o objetivo de prepará-los para o ano letivo que se inicia.

No dia 15 de fevereiro, gestores de EMEIs, EEIs e EMEFs estarão reunidos, durante a manhã e a tarde, no Auditório da Afubra. No dia 16, quarta-feira, acontecerá uma atividade de formação para monitores e profissionais de apoio em parceria com o TEAcolhe e a equipe multidisciplinar da SMEd, com o tema “Inclusão eficiente e humanizada do aluno TEA no ensino regular”. No dia 17, será a vez dos profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Finais, EJA, Supervisores, Orientadores, Diretores e Vice-diretores, que participarão da formação pelo Youtube, com a coordenação da professora Sandra Mara Bueno de Almeida, com o tema “O PROFESSOR TÁ ON? - Buscando práticas que auxiliem no fazer docente sem se desligar das necessidades emocionais dos professores”. E no dia 18, durante a manhã e a tarde, a formação acontecerá nas escolas, para todos os profissionais de educação, com a organização de cada gestor.

A preparação também inclui o cuidado com as escolas, que tiveram uma semana para realizarem a dedetização, limpeza e organização das mesmas. A SMEd também repassou três parcelas suplementares para as escolas municipais possibilitando que os gestores façam pequenas reformas conforme a prioridade de cada local, tais como pintura, troca de piso e de forro, reparos elétricos e hidráulicos e aquisição de material e jogos pedagógicos para enriquecer as atividades em sala de aula. A EMEI Júlia Tavares passará por reforma do telhado, com investimento de 46 mil, e a EMEI Nossa Senhora Aparecida receberá investimentos de 485 mil para reforma e ampliação.

EXPECTATIVAS – “Esperamos que o ano letivo inicie dentro da normalidade”, pontuou a secretária Angela. Ela disse ainda que a SMEd quer minimizar lacunas importantes da aprendizagem dos estudantes que foram causadas pela pandemia. “Esperamos a participação ativa dos estudantes em sala de aula, a inserção das tecnologias nas aulas e, principalmente, o desenvolvimento de atividades que busquem atender as dificuldades que a pandemia deixou em nossos estudantes. Da mesma forma, estamos preparando tudo com cuidado para que os professores retornem com segurança, de forma motivada e com as condições necessárias para desenvolver o trabalho”, concluiu a secretária.

Foto: Patricia Miranda

Autor: Eloisa Uliana