23 FEV 2022
Município confirmado no Programa Nacional Saúde com Agente

Uma portaria do Ministério da Saúde emitida nesta segunda-feira (21/02) divulgou a lista dos municípios que tiveram sua adesão confirmada no Programa Saúde com Agente e Cachoeira do Sul estará representada por aproximadamente 50 servidores públicos. Ao todo, a Prefeitura Municipal conta em seu quadro funcional com 68 agentes comunitários de saúde e 13 agentes de combate às endemias. A adesão ao programa, entretanto, é espontânea e consistirá na formação técnica dos colaboradores em todo o país, em conformidade com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Em suma, a capacitação, totalmente online, vai habilitar os servidores a prestarem procedimentos clínicos (aferição da pressão arterial e da glicose capilar, análise da oximetria e verificação da temperatura corporal) durante as visitas domiciliares, atendimentos que até o momento ficam reservados à equipe de enfermagem junto aos postos de saúde.

Com a qualificação da categoria, os municípios poderão fortalecer a atenção primária, levando mais cuidados preventivos e curativos além dos muros das unidades. Neste acolhimento mais completo dos agentes diretamente nas residências já agendam-se as demandas para a agenda do posto de saúde, fortalecendo o vínculo do morador com sua unidade de referência. “Com estratégias assim contribuímos para a redução das filas em busca de atendimento, além de preservamos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para os casos de maior urgência”, analisa o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró.

Os servidores precisarão confirmar suas inscrições (o período de cadastro deve ser aberto ainda esta semana) para garantir o curso de 1.200 horas/aulas, que será desenvolvido de forma presencial (nas dependências do posto onde está lotado o agente para supervisão dos procedimentos pelos profissionais/colegas) e parte no formato online, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas estão previstas para iniciarem em maio. A Portaria MS Nº 3.241 prega que as aulas teórico-práticas poderão ser realizadas durante a jornada de trabalho do aluno, sem prejuízo do atendimento à população.

QUALIFICAÇÃO E APARELHAMENTO

No tocante ao incentivo financeiro de apoio ao programa, além do custeio das bolsas de preceptoria, cada agente inscrito no curso de formação técnica receberá um medidor de pressão arterial para adicionar ao seu kit de trabalho. Cada ESF com agente em treinamento, por sua vez, receberá recursos específicos à aquisição de oxímetro e glicosímetro.

Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024