27 ABR 2022
Definida coordenação da rede de saúde mental

Em reunião de trabalho com as unidades da área de saúde mental, realizada na manhã desta quarta-feira (27/04), o secretário Marcelo Figueiró anunciou o nome que assumiu a coordenação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria Municipal da Saúde. A missão foi confiada à psicóloga Lisiane Homrich, atual coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial II, a qual passará a acumular ambas as funções. Com o incremento de serviços neste segmento a partir do ano passado, por meio da criação do Caps i, Ament e TeAcolhe, este último gerenciado pela Saúde em conjunto com as secretarias da Educação e da Inclusão Social, o titular da SMS optou por indicar uma supervisão geral, que fica subordinada ao Departamento de Atenção à Saúde (DAS), atualmente chefiado pela enfermeira Elisângela da Luz.

"Com a ampliação e especialização da assistência em saúde mental na nossa cidade, crescem as responsabilidades e os desafios, assim como as demandas do atendimento especializado, tarefas para as quais acredito que a Lisiane preencha todos os requisitos", destaca Figueiró. Com 15 anos de atuação em Psicologia, a servidora integra o quadro funcional da Prefeitura nos últimos oito anos. Participaram da reunião os coordenadores de cada unidade, oportunidade em que foi tratada pauta em comum e ainda definido o fluxo de trabalho entre as repartições. Compõem a rede, além do Caps II, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD), o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Caps i), o Ament - equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental, o Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TeAcolhe), o Centro Municipal do Autismo (TeAtende) e os dois SRTs - Serviços de Residencial Terapêutico.

UNIDADES QUE INTEGRAM A REDE

Caps i (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, na Rua Isidoro Neves da Fontoura, nº 426)

Caps II - (Centro de Atenção Psicossocial II, na Rua Marechal Floriano, nº 207)

Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas, Rua Saldanha Marinho, nº 536)