02 JUN 2022
Ministério da Saúde renova qualificação da UPA Cachoeira do Sul

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h Cachoeira do Sul/RS recebeu do Ministério da Saúde o relatório técnico confirmando a renovação da qualificação do serviço. O documento foi assinado pela Coordenadora Geral de Urgência da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Regina Célia de Rezende, no último dia 24, após inspeção da unidade, e aguarda agora a publicação de portaria específica pelo Governo Federal. A requalificação confirma que a unidade local, inaugurada em junho de 2017, está atendendo a todos os requisitos previstos pelas redes do Sistema Único de Saúde e, com isso, formaliza a manutenção dos recursos recebidos dos órgãos responsáveis pelos repasses financeiros, garantindo também que o serviço possa continuar sendo prestado com qualidade. A iniciativa de buscar o reconhecimento técnico junto ao ministério foi da Secretaria Municipal da Saúde, referendada pela Prefeitura Municipal.

A renovação da licença, válida por mais três anos, levou em consideração a avaliações de itens como a checagem da identificação visual distribuída pelo prédio, que garante acesso e segurança ao usuário; a manutenção de fachada; padronização de uniformes e vestimentas adequadas para o risco e complexidade de cada setor; identificação de equipe; processo de triagem de maneira informatizada, utilizando protocolo comprovadamente eficaz pelo Ministério da Saúde; disponibilidade e acesso a protocolos médicos e assistenciais nas dependências da unidade; processo de notificação compulsória; conhecimento e avaliação do fluxo de atendimento como um todo, desde o momento de abertura do atendimento até o momento da alta do usuário. Oficialmente, a renovação de Qualificação por parte do Ministério da Saúde é um reconhecimento que reafirma a excelência do serviço prestado pela UPA aos usuários.

ESTRUTURA DA UPA

Localizada na Avenida Brasil, nº 2.300, Bairro Oliveira, o pronto atendimento conquistou sua qualificação em junho de 2018, pouco mais de um ano após a inauguração. A unidade está cadastrada como de Porte III, prestando atendimento predominantemente ambulatorial de baixa e média complexidade a partir de demanda predominantemente espontânea. Trata-se de serviço criado e mantido pela Administração Municipal, com gestão terceirizada pelo Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) através de contrato mantido com a Prefeitura. A UPA está instalada em uma área de 994 m² de construção, conta com quatro leitos, sendo estes divididos em: dois leitos de observação adulta e pediátrica e dois leitos pediátricos, dois leitos de atendimento a paciente crítico e estabilização, todos equipados e adequados ao melhor cuidado e visando sempre a segurança do paciente.

A estrutura assistencial de atendimento conta com recepção, classificação de riscos e acolhimento, consultórios médicos, salas de exames – eletrocardiograma e Raio-X, sala de exames laboratoriais, sala de curativo e medicação, sala de pequenas cirurgias, higienização, posto de enfermagem, farmácia, serviço social, nutrição, lavanderia e Serviço de Prontuário de Paciente (SPP). São 70 colaboradores entre médicos clínico geral, enfermeiros, técnicos de enfermagem, faxineiros, auxiliares de escritório, técnicos administrativos, técnicos em radiologia, assistente social e farmacêutico.

Uma UPA habilitada recebe:
R$ 100 mil do Governo Federal
R$ 100 mil do Governo Estadual

Uma UPA habilitada e qualificada, como a de Cachoeira do Sul, recebe:
R$ 170 mil do Governo Federal (acréscimo de 70 mil)
R$ 135 mil do Governo Estadual (acréscimo de 35 mil)
Ou seja, se não renovássemos a qualificação, perderíamos R$ 105 mil menais em recursos para o serviço.

QUANTO CUSTA A UPA
R$ 170 mil repassados pelo Governo Federal
R$ 135 mil repassados pelo Governo Estadual
R$ 417.834,25 repassados pelo Governo Municipal
* está em vigência um aditivo ao contrato mensal com o HCB de mais R$ 98 mil para os meses de maio, junho e julho devido o aumento sazonal das doenças de inverno e pelo aumento dos casos de dengue.

Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024