02 JUN 2022
Saúde confirma campanha de vacinação para sábado

A Secretaria Municipal da Saúde deflagra neste sábado (04/06) a campanha de vacinação contra a covid-19 e gripe em três pontos da cidade. A proposta é oferecer uma última chance a quem encontra-se com o esquema vacinal incompleto, sobretudo no caso da influenza, cujo prazo oficial do Ministério da Saúde encerra-se nesta sexta-feira. Com a data extra, a SMS pretende elevar os índices de imunização no município, ainda aquém das metas estabelecidas para 2022. Para priorizar idosos, imunossuprimidos, portadores de deficiências permanentes, gestantes e puérperas, a pasta está reeditando a estratégia Drive Thru, a chamada vacina no carro, como forma de oferecer mais comodidade e segurança a esses grupos de usuários do SUS. A estrutura do drive será montada nas imediações do Château d´Eau, das 12h às 16h, com a oferta de ambas as vacinas.

Para os demais públicos (adolescentes e adultos), a imunização contra o coronavírus e gripe acontecerá paralelamente nas EAPs Central (Prédio INSS) e Centro Social Urbano (Bairro Santa Helena, no mesmo horário. Haverá vacinas da Covid-19 para adolescentes (1ª e 2ª doses), para adultos (1ª, 2ª doses e primeiro reforço), assim como todas as doses para os idosos, já que os números do segundo reforço (a chamada 4ª dose), apresenta procura aquém do esperado. No caso da influenza, estão aptos à vacinação crianças entre 5 e 9 anos de idade, adultos a partir dos 55 anos, trabalhadores da saúde, educação e segurança pública, caminhoneiros, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e portadores de deficiências permanentes.

IMPORTANTE:

As aplicações das vacinas para a gripe e covid podem acontecer na mesma ocasião por recomendação do Ministério da Saúde. A 2ª dose de reforço aos idosos deve obedecer o intervalo de quatro meses após a última vacina para o coronavírus. Mesmo já tendo sido orientado pelo Governo Federal, o início da aplicação das doses de reforço contra a Covid-19 para adolescentes não tem previsão de início em Cachoeira do Sul por não haver imunizantes em estoque.

CAMPANHA DA VACINAÇÃO SÁBADO 04/06

Covid-19 e Influenza (gripe)

Horário: 12h às16h

Drive Thru (vacina no carro) – Nas imediações do Château d’Eau, com foco para idosos, imunossuprimidos, portadores de deficiências permanentes, gestantes e puérperas