08 JUL 2022
Garantia de água de qualidade no interior

A SMAP realizou nesta quinta-feira (7) a entrega de 10 filtros de cerâmica para moradores da localidade do Cerro dos Peixotos. Essa foi mais uma etapa das ações que visam melhorias nas condições de água para consumo humano no interior.

A SMAP realiza regularmente atividades como: visitas técnicas, entrega de água com o caminhão-pipa, identificação e proteção de fontes com o objetivo de encontrar novas opções que venham sanar a deficiência em água potável que a região enfrenta.Com o uso dos filtros, as famílias vão ter mais qualidade na água para consumo que geralmente é oriunda das fontes de suas propriedades.

O produto entregue tem capacidade de armazenar até seis litros de água, sendo três litros na parte de cima e o restante na parte de baixo. A vela possui tripla ação ao filtrar e reduzir odores, sabores e o teor de cloro, além de reduzir a presença de bactérias. A parte interna da vela é revestida com prata coloidal, que é bactericida, e o aparelho possui carvão ativado.

Também foram entregues kitis com hipocloreto de sódio e instruções sobre a correta manutenção dos filtros.

Quem recebe os filtros são famílias já selecionadas durante as visitas técnicas realizadas na região. A SMAP coletou amostras de água dessas residências, encaminhou para realização de análises e através dos resultados indicou a necessidade de filtrar a água e realizar o tratamento microbiológico.

Foram adquiridos 40 filtros no total, os demais serão distribuídos ao longo das próximas semanas.

Autor: Patricia Miranda