18 AGO 2022
Servidores participam da visita guiada pelo Centro Histórico do Município

Na tarde de ontem (17), foi realizado o primeiro evento pelo Dia Do Patrimônio, uma visita guiada pela diretora do Museu Municipal Edyr Lima, Aimara Carlos da Silva, por alguns dos principais elementos do Centro Histórico de Cachoeira do Sul. Os servidores tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais da história da nossa cidade.

Alguns dos locais visitados, foram:

A Casa da Aldeia – A Casa da Aldeia é de 1849 e fica no bairro que deu início à zona urbana de Cachoeira do Sul. É possível ver uma réplica da casa, no Museu Municipal Edyr Lima.

Local da primeira Capela do Município – Em 1770, foi construída uma capela de pau a pique, que se chamava Capela de São Nicolau. Em 10 de julho de 1779 a capela passou a ser freguesia, com o nome de Nossa Senhora da Conceição, inaugurada pelo vigário de Rio Pardo.

Praça Itororó – a praça mais antiga de Cachoeira do Sul, que fica em frente ao Cemitério das Irmandades. Junto à praça Itororó se encontra a primeira Caixa D’água de Cachoeira.

Prédio do primeiro Hospital – O primeiro prédio do Hospital de Caridade, hoje Escola Profissional da Saúde, esgotou-se rapidamente em sua oferta de espaço físico, equipamentos e serviços para atender à demanda da cidade. Em junho de 1925, quando Ernesto Müller presidia o Hospital, a diretoria reuniu-se para discutir a construção de um novo prédio, destinando-se o antigo, ou primeiro, a abrigar e atender aos doentes portadores de moléstias contagiosas, o chamado isolamento.

Outros dos lugares visitados foram a Catedral Nossa Senhora da Conceição, Praça Balthazar de Bem, Château d'Eau e Museu Municipal Edyr Lima.

Autor: Rayssa Porto