18 AGO 2022
Alterações ao Plano Diretor passam por audiência pública

A Secretária Municipal de Coordenação e Planejamento promoveu no final da tarde desta quarta-feira uma audiência pública para apresentar as propostas de alterações ao Plano Diretor de Cachoeira do Sul e ouvir a opinião da comunidade sobre as mudanças sugeridas.

Sob a coordenação dos arquitetos André Müller e Caroline Martins Machado e o engenheiro civil Maurício Anton, com auxílio de estagiários da UFSM, o grupo reavaliou o Plano Diretor, aprovado ainda em dezembro do ano passado e propôs correções, melhoramentos e adaptações para deixar o documento ainda mais claro. Entre as mudanças estavam ajustes de textos, correções de digitação, mapas, nomes de ruas e horários.

Agora, as alterações apresentadas durante a audiência pública serão disponibilizadas no site www.cachoeiradosul.rs.gov.br no início da próxima semana até a sexta-feira, dia 26, quando a equipe estará à disposição da comunidae. Neste período, a comunidade poderá se inteirar sobre o assunto e fazer novas sugestões. Finalizado o prazo, a equipe fará uma avaliação das sugestões e encaminhará para a Procuradoria do Município para elaboração do novo documento que será enviado para a Câmara de Vereadores para aprovação do Legislativo.

O Plano Diretor e sua complexidade

Os técnicos que atuam no Plano Diretor não escondem que trata-se de um documento bastante complexo e que por isso, mantê-lo em constante atualização é fundamental para garantir a sua eficiência.

“Estamos tratando de um documento que norteia todo o desenvolvimento do Município. Tendo em vista que ele estava desatualizado há 40 anos, é compreensível a realização de uma audiência pública para estes ajustes, visto a complexidade da lei. Por isso, a interação da comunidade é fundamental neste momento”, sintetizam os profissionais que atuaram na elaboração do documento e agora estão à frente deste processo de atualização.

Autor: Patricia Miranda