28 SET 2022
Empreendedorismo e Protagonismo Rural Feminino

Aconteceu nesta terça-feira (27), no espaço Agro Comercial Afubra, o evento

Empreendedorismo e Protagonismo Rural Feminino, promovido pela EMATER. Estiveram presentes 87 participantes.

O objetivo do evento foi de promover um encontro, preferencialmente destinado a mulheres rurais, para levar troca de conhecimentos e informações relacionadas ao setor agropecuário e tratar sobre a importância desses grupos em serem protagonistas de suas histórias, dentro e fora das propriedades rurais.

A recepção foi feita por Isabel Vivian, organizadora do evento e extensionista da EMATER. A abertura na parte da manhã, foi realizada por Luciane Pedroso, médica veterinária da SMAP, que estava representando o Secretário Municipal da Agricultura e Pecuária, Fernando Cantarelli Machado e por Luciano Mazuim, Engenheiro Agrônomo e Chefe da EMATER – Cachoeira do Sul.

Programação da manhã:

Crédito Rural – Experiências exitosas de acesso ao crédito por mulheres, ministrada por Roblein Cristal Filho – ATR EMATER ESREG – Santa Maria;

Apresentações de Instituições Financeiras sobre linhas de crédito para mulheres;

Estiveram presentes representantes da CRESOL, SICREDI, Banco do Brasil, Banrisul e Caixa Econômica Federal;

Presença e participação da vice prefeita e Secretária Municipal de Educação, Angela Schuh;

Almoço.

Programação da tarde:

A abertura na parte da tarde foi feita pela servidora da SMAP e professora de Yoga, Adriana Horbe, que levou um momento de reflexão e relaxamento para as participantes;

Empreendedorismo Rural, Agroindústrias Familiares – relato de experiência, representado pelas empreendedoras rurais, Luciana Piovesan e Daiane Bittencourt;

Momento musical com Luize Silva de Melo, EMATER – Nova Palma;

Palestra sobre Autocuidado e Protagonismo da Mulher Rural, apresentada por Vanessa Pazza, EMATER – Toropi;

Apresentação sobre Cuidados Básicos de Beleza, por Ítela Fraga, Consultora de Beleza Mary Kay.

Foi um dia repleto de atividades, onde foi possível transferir e absorver novas e atuais percepções, de que as mulheres rurais, possuem grande potencial para realizar sonhos, transformar suas realidades e dos meios em que estão inseridas, através de tomada de decisões, convivência social, oportunidades de crédito, busca por novos mercados, amor-próprio, autocuidado e empreendedorismo.

O encerramento contou com momento musical e coffee break.

Apoio: Banrisul, SICREDI, CRESOL, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, AFUBRA e Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul.

Autor: Rayssa Porto