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NOV
01
01 NOV 2022
Mais de 72% dos postos de saúde não tem mais filas às madrugadas
Foto Noticia Principal Grande
Acolhimento do paciente é feito por enfermeiro, durante horário de expediente, e agendado atendimento médico, quando necessário
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Oito dos 11 postos da zona urbana de Cachoeira do Sul, ou seja, 72,73% da rede pública de saúde, já aderiram ao modelo de agendamento das consultas, que acabou com as filas para retirada das fichas destinadas ao atendimento médico da população. O novo formato, que vem sendo praticado de modo pioneiro, pelo terceiro ano consecutivo, com total êxito na EAP Central (Prédio do INSS), já foi incorporado às rotinas da maior parte das unidades ao longo deste ano. O Programa Saúde Acolhedora era uma das metas pós-pandemia do secretário Marcelo Figueiró, que pretende acabar com a cultura de se madrugar pela garantia de um atendimento na atenção básica. No modelo adotado pela Administração Pública, o enfermeiro faz o acolhimento dos pacientes e se encarrega do cadastro e posterior agendamento das consultas e exames médicos, isso tudo durante o horário de expediente do posto de saúde.

Durante a avaliação preliminar do usuário SUS, o esperado é que já se busque absorver aquela demanda no próprio pré-atendimento. Com este protocolo, explica o secretário Figueiró, se organiza a atuação do posto, resolvendo situações de imediato e direcionando para o médico apenas quem realmente precisa, ampliando a quantidade de consultas à disposição. “Era desumana aquela condição onde idosos, gestantes e doentes precisavam ficar na fila de madrugada para buscar uma ficha. Muitas vezes, quem conquistava o bilhete, precisava apenas de uma renovação de receita, por exemplo, e acabava consumindo uma consulta que seria mais necessária para outro usuário do sistema”, detalha o titular da SMS.

 

ADESÃO INTEGRAL AO PROGRAMA

Em um primeiro momento, diante da positiva experiência alcançada no projeto-piloto, a gestão da saúde municipal deteve-se a implantar o protocolo de atendimento ao público nas demais unidades de maior concentração de pacientes, além da EAP Central/INSS, no caso a Estratégia de Atenção Primária (EAP) do Centro Social Urbano, no Bairro Santa Helena, e a Estratégia de Atenção Primária (EAP) do Bairro Marina. Vencida esta etapa, nos primeiros meses de 2022, a Secretaria Municipal da Saúde partiu para a capacitação das equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos bairros Alto do Amorim, Barcelos, Tupinambá, Ponche Verde e, por último, a do Quinta da Boa Vista, unidade reinaugurada em setembro passado. As próximas a aderirem ao programa são das ESFs Carvalho, Promorar e Noêmia.

A implantação, explica a chefe do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), Elisângela da Luz, se dá de maneira gradativa, começando pelo treinamento do pessoal e alteração das rotinas de trabalho nas unidades. “É uma questão cultural e leva certo tempo adaptar este hábito junto aos usuários do SUS de cada comunidade”, acrescenta o secretário. As mudanças, argumenta Marcelo Figueiró, foram possíveis, sobretudo, a partir das contratações temporárias de enfermeiros, pois o formato de atendimento proposto traz demanda maior para esta classe de servidores nos postos. “O tempo envolvido do enfermeiro com cada paciente é maior e as equipes precisaram ser incrementadas, demanda para a qual tivemos total apoio do prefeito José Otávio Germano”, argumenta. A perspectiva da SMS é continuar trabalhando para acabar com as filas em toda a rede pelo menos até o início do próximo ano.

Autor: Viviane Souza
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