09 NOV 2022
TEAcolhe Macrorregional Vales completa 1 ano em Cachoeira do Sul

O Programa TEAcolhe Macrorregional Vales, com sede em Cachoeira do Sul, completou no último dia 5 de novembro 1 ano de atuação. O TEAcolhe é um programa que visa a qualificação técnica dos profissionais, a horizontalização do atendimento multiprofissional integrado, além da sensibilização da sociedade quanto a inclusão da pessoa com autismo e sua família, a partir do trabalho em rede, tanto intra quanto intersetorial das áreas prioritárias de assistência social, educação e saúde.

Fazem parte 62 municípios do Centro Macrorregional Vales, que tem 3 centros de referência regionais (CRR) nos municípios de Bom Retiro do Sul, Encantado e Santa Cruz do Sul. Os CRRs atuam em conjunto com os dispositivos de atendimento/acompanhamento às pessoas com autismo na sua região de saúde de referência, a partir da estratégia de matriciamento fomentada pelos Centros Macrorregionais de Referência, e atendem aos casos graves, severos e refratários da região de saúde respectiva. Cabe a eles os atendimentos e acompanhamentos às pessoas com autismo, nos casos graves, severos e refratários da região de saúde de referência.

Na Macrorregional Vales, as atividades foram elaboradas com muito planejamento, com formações para equipes de monitores do município de Cachoeira do Sul e capacitação e formação para os públicos da educação; para professores da educação infantil, creches e pré-escola bem como formação para os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Na saúde foi realizado capacitação com todas as unidades básicas do município e atendimento especializado como: CAPSi, Ambulatório Vida e assistência social. Também foram promovidas formações com: SAMU, Brigada Militar e formações online para todos os profissionais da Macrorregião. Conforme a coordenadora do TEAcolhe, Daniela Von Rohr, um momento importante deste primeiro ano de atividade foi marcado pelo 1º Fórum Macrorregional TEAcolhe Cachoeira do Sul, com convidados conceituados em sua área de atuação.

5 mil pessoas alcançadas em 1 ano de atividade

Até agora, cerca de 5 mil pessoas foram alcançadas com as formações, capacitações e ações para pessoas com TEA. De acordo com Daniela, neste primeiro ano do TEAcolhe em Cachoeira do Sul foi possível promover diversas atividades de formação, capacitação para os profissionais que trabalham diretamente com a população TEA, acolhimento a familiares, estudos de caso e também foi possível conhecer a realidade de muitas famílias autistas da região. “O TEAcolhe trouxe mais conhecimento e entendimento a cerca do autismo e suas particularidades”, explica ela.

A meta, agora, é progredir com as formações continuadas, educação permanente, construção e efetivar projetos de intervenção, contribuir para a garantia dos direitos das pessoas com TEA, ajudar na organização e estruturação das redes locais, realizar a supervisão técnica das equipes e também apoiar o fortalecimento das associações em todos os 62 municípios de abrangência, levando informações para toda população sobre TEA , além de fomentar a comunicação com e entre os serviços das redes de educação, saúde e assistência dos municípios da nossa região

Autor: Patricia Miranda