16 NOV 2022
Dia D contra o Aedes aegypti com programação no centro

O roteiro dos supermutirões contra a dengue chega ao centro da cidade na próxima sexta-feira (18/11). E a Secretaria Municipal da Saúde definiu uma programação especial para esta data, em alusão ao Dia D contra o Aedes aegypti, a ser reverenciado este ano em 19 de novembro (tradicionalmente o penúltimo sábado deste mês). A concentração da equipe para o trabalho de campo ocorrerá às 8h na Praça José Bonifácio, ficando reservada para a tarde a programação educativa sobre o tema. Para tanto, o setor de epidemiologia do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) formalizou convite às escolas, através da Secretaria Municipal da Educação, a fim de estimular a participação de crianças e adolescentes no evento.

A partir das 14h, também na praça central, acontecerá palestra sobre prevenção à doença e apresentação do teatro de fantoches, uma das estratégias implementadas pelo setor para falar sobre dengue, de forma didática, com as crianças menores. Por considerarem os alunos como multiplicadores da prevenção nas famílias, as secretarias da Saúde e Educação desenvolvem conjuntamente várias iniciativas de promoção à saúde e qualidade de vida, como é o caso do Programa Saúde na Escola (PSE).

CAMPANHA NACIONAL

O Ministério da Saúde lançou no último 20 de outubro a Campanha Nacional de Combate ao Aedes aegypti, com o objetivo principal de mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor da doença, por meio de campanhas educativas e de comunicação social. Estão sendo propostas pelo Governo Federal ações como mutirões de limpeza, atividades educativas, produção de materiais preventivos, eventos, dentre outras iniciativas para ampla mobilização da população e profissionais de saúde no combate ao vetor transmissor das arboviroses.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024