16 NOV 2022
Vacinação contra a Covid-19 inicia em nova faixa etária

A Secretaria Municipal da Saúde inicia nesta sexta-feira (18/11) a vacinação contra a Covid-19 para crianças entre seis meses e três anos incompletos (até 2 anos, 11 meses e 29 dias de idade). Ainda nesta quinta-feira (17/11), a Prefeitura recebe da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde a remessa para começar a imunização deste grupo, priorizando os menores com comorbidades, e já reúne o time de vacinadores da rede básica para discutir as orientações básicas recomendadas pela Secretaria Estadual da Saúde. Segundo a coordenadora de enfermagem da SMS, enfermeira Patrícia Fagundes, o levantamento oficial aponta aproximadamente 110 crianças cachoeirenses nesta faixa etária, apresentando doenças preexistentes.

Os pequenos pacientes receberão uma versão específica do imunizante pediátrico da Pfizer (outra apresentação já está liberada para crianças a partir dos cinco anos) em três doses – duas doses iniciais administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose pelo menos oito semanas após a última aplicação. Por orientação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS), os municípios devem planejar e otimizar a utilização das vacinas, a fim de garantir a aplicação da totalidade dos frascos (cada um deles contendo 10 doses). Em Cachoeira do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde procederá o agendamento da vacinação para este público específico.

COMORBIDADES

O Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19 descreve como comorbidades prioritárias para imunização das crianças de seis meses a três anos incompletos: diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, insuficiência cardíaca, cardiopatia hipertensiva, doença renal crônica, imunocomprometidos, obesidade mórbida, síndrome de down, entre outras. A lista completa das comorbidades encontra-se em anexo no ofício circular nº 242 do Ministério da Saúde.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024