12 DEZ 2022
SMEd investe 79% do PNAE na agricultura familiar

A rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul atingiu o percentual de 79% de compra de alimentos provindos da agricultura familiar do recurso do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, o principal financiador da alimentação escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

A Secretaria Municipal de Educação, através do Setor da Alimentação Escolar, elabora cardápios semestrais para as escolas de ensino fundamental e de educação infantil e realiza as compras baseadas nestes cardápios.

Em 2022, o total investido em alimentação na rede municipal foi de R$2.202.518,37 e, destes, R$638.668,00 foram destinados neste ano através do PNAE.

As responsáveis pelo Setor explicam que a prioridade da aquisição é para alimentos in natura e minimamente processados e que os alimentos da agricultura familiar adquiridos pelo município, em sua grande maioria, são produzidos em Cachoeira do Sul.

A Cooperativa Cachoeirense de Alimentos dos Agricultores Familiares (Coopercaf), que reúne agricultores familiares do município, é uma das fornecedoras dos alimentos. Eles entregam os produtos na CDR – Central de Recebimento e Distribuição da SMEd, que organiza a distribuição para as escolas.

Formação do CECANE – Nesta semana, servidores envolvidos com a alimentação escolar participaram de uma formação virtual de 3 dias do CECANE – Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar, vinculado à UFRGS.

O CECANE é o braço do FNDE na assessoria, monitoramento e fiscalização dos municípios, auxiliando no andamento da política da alimentação escolar.

Durante a formação, Cachoeira recebeu destaque positivo pelo índice de aquisição de alimentos da agricultura familiar, considerando que o índice obrigatório é de 30%.

Autor: Eloisa Uliana
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024