16 DEZ 2022
Saúde repassa ao setor empresarial recomendações de combate à Covid

Engajado em implementar estratégias que promovam o aumento da cobertura vacinal contra a Covid-19 e retomada, pelo menos por parte dos sintomáticos, dos protocolos de segurança nos ambientes coletivos, o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, encaminhou nesta quinta-feira (15/12) uma lista de recomendações de combate à doença aos setores produtivos da cidade. A intenção do titular da SMS é reagir com vigor ao aumento do volume de casos do coronavírus na cidade, com balanço semanal divulgado nesta quarta-feira pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) chegando a 196 diagnósticos nas últimas duas semanas. Para isso, conta com o engajamento do setor empresarial, em seus diferentes ramos de atuação, na tarefa de motivar os retardatários a irem em busca da atualização da cobertura vacinal.

O primeiro movimento de Figueiró foi em direção à Câmara do Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviço de Cachoeira do Sul, onde foi recebido em reunião pela presidente Maria Luisa Bonini e seus diretores, os quais comprometeram-se em participar da campanha de incentivo à vacinação ao lado da Prefeitura Municipal. No documento encaminhado à Cacisc pelo secretário seguem os objetivos da saúde municipal no que se refere ao controle do coronavírus e as medidas de segurança sugeridas para envolvimento da força de trabalho e clientela das empresas. “Vacinar-se é a forma mais eficaz de combater o vírus e, aliando forças com os setores empresariais (comércio, indústria, agronegócio e empresas prestadoras de serviços), nossa meta é alcançar o índice de 85% de vacinados nas doses de reforço”, projeta Figueiró, acrescentando que a cidade apresenta 95% da meta alcançada nas aplicações de 1ª dose e 85% nas segundas doses.

Diante dos reflexos negativos sofridos pelo comércio na fase mais aguda da Covid-19, a entidade ouviu dos profissionais de saúde as questões relativas à recente evolução da doença e o pedido de apoio na busca pela imunização complementar contra a Covid-19, com foco na aplicação das 3ª e 4ª doses (esta última a partir dos 40 anos). A íntegra das recomendações do DVS está em anexo.

EDUCAÇÃO SERÁ MOBILIZADA

A intenção do secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, é buscar envolver outro importante segmento da sociedade local nesta campanha, fazendo um chamamento direcionado à educação em seus setores público e privado. “Estaremos acionando a secretária e vice-prefeita Angela Schuh e a coordenadora regional de educação, Elaine Dalcin, assim como outras lideranças da área para fazermos essa frente pela imunização”, adiantou.

RETOMANDO PROTOCOLOS

Outro assunto que o secretário pretende ampliar com o apoio dos demais segmentos da sociedade é a retomada dos cuidados com a higienização das mãos e uso do álcool gel nas rotinas de residências e estabelecimentos comerciais, assim como a adoção das máscaras de proteção facial no caso dos sintomáticos para qualquer indício gripal. “Mesmo não se tratando de uma obrigação, estaremos adotando essa recomendação preventiva na busca por conter o avanço da Covid-19 em nossa cidade”, analisou.

Autor: Viviane Souza