29 DEZ 2022
Barulho de fogos de artifício incomoda pessoas e animais

A chegada do ano novo na noite deste sábado é um momento de alegria, festividades e confraternização entre as famílias. No entanto, para muitas pessoas, é também momento de alerta com relação a soltura de fogos de artifício com efeito sonoro, que podem trazer problemas para a saúde dos idosos, bebês, crianças, pessoas doentes e também aos animais, devido a sua maior sensibilidade auditiva.

Muitos ainda insistem em descumprir a lei e utilizar fogos de artifícios e demais artefatos com efeito sonoro na noite de réveillon. O barulho estrondoso emitido deixa as pessoas com maior sensibilidade e animais (cães, gatos, aves e animais selvagens de vida livre) muito assustados e estressados, o que pode resultar em grande perigo até mesmo a vida dos animais, levando a fugas, lesões, quedas, fraturas, parada cardiorrespiratória e até mesmo óbito.

A gestora da causa animal, Christianne Feldmann, explica que as denúncias com relação a fogos de artifício com efeitos sonoros podem ser feitos de várias formas. Uma das melhores é, quando possível, denunciar os pontos clandestinos de venda, impedindo assim que o artifício seja comercializado.

Estas denúncias podem ser feitas através da Polícia Civil (197), pelo e-mail cemprasmma@gmail.com ou no Protocolo Geral da Prefeitura (antigo Fórum). Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato até as 17h30min desta sexta-feira através do telefone 3724-6044 (Secretaria de Meio Ambiente).
“Se alguém for flagrado soltando fogos com efeito sonoro na noite do dia 31, os denunciantes podem filmar o momento de uma forma que seja possível identificar a residência. Não há como fazer a fiscalização no momento exato da soltura, pois isso leva poucos segundos. Mas, isso permite que as legislações estadual e municipal sejam aplicadas na sequência”, explica Christianne.
Importante
Conforme previsto na Lei Complementar Municipal 001/2004 (Código de Posturas do Município), é proibido o manuseio, utilização, queima, soltura, depósito, transporte e a comercialização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que possuem estampidos (efeitos sonoros),

Crianças com TEA também sofrem com os estrondos

Não são apenas os animais que sofrem com os estrondos causados por bombas e alguns tipos de fogos de artifícios. Ele acomete também as crianças com TEA (transtorno do espectro autista). Isso acontece devido a sua hipersensibilidade a sons, o que faz com que elas escutem esses barulhos e ruídos de uma só vez provocando uma sobrecarga aos sentidos, ao mesmo tempo ocasionando crises como choros e instabilidade emocional e comportamental.

De acordo com a coordenadora do TEAcolhe, Daniela Von Rohr, existe um estudo que aponta que cerca de 90% das pessoas diagnosticadas com autismo apresentam Transtorno de Processamento Sensorial. Assim, elas têm dificuldades em regular a informação sensorial, sendo excessivamente sensíveis ou sub sensíveis as informações que recebem do ambiente. Estudos já comprovaram que quando crianças apresentam algum tipo de alteração sensorial, elas podem sentir até oito vezes mais as entradas sensoriais, pois não conseguem modular estas entradas sensoriais e acabam sentindo os estimulo do ambiente com mais intensidade.

Dicas para cuidado com os animais

– Durante o dia, antes da queima dos fogos, recomenda-se sair com o animal de estimação para passear e estimular brincadeiras, a fim de gastar energia.
– Deixar seu animal dentro de casa, com portas e janelas fechadas para auxiliar no isolamento dos ruídos e também para evitar fuga. Cuidado especial para portas de vidro, para evitar cortes.
– Impedir acesso às varandas, pois o desespero pode fazer com que o animal salte.
– Deixar nesse espaço tudo que o animal mais gosta, como cama, cobertores e brinquedos.
– Não utilizar guias para evitar o risco de, ao ficar nervoso, o animal correr e se enrolar, podendo causar enforcamento acidental.
- Manter o animal com a coleira identificada pelo nome e telefone para contato.
– Evitar colocar cães e gatos juntos nesses momentos, pois podem atacar um ao outro.
– Transmitir aos animais o máximo de tranquilidade e carinho.

Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Autor: Adrine Zigulich Martins