03 JAN 2023
Superintendência da Defesa Civil começa a implantação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitários

Na manhã desta terça-feira (03), a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil promoveu um encontro com representantes da União Cachoeirense de Bairro (UCAB), representada pelo presidente Armindo Macedo e vice-presidente Jorge Baldez, para iniciar o processo de implantação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitária (NUPDECs), no perímetro urbano de Cachoeira do Sul.

A Implantação dos NUPDECs é uma ação prevista no Eixo 3, Ações de Comunicação e Interação do Programa Cachoeira do Sul Resiliente e prevista na Lei Municipal n° 4.907 de 23 de dezembro de 2022, que cria o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil em Cachoeira do Sul.

Os NUPDECs são organizações comunitárias e voluntárias instituídas de maneira regionalizada com o objetivo de ser uma referência e ligação entre os bairros e comunidades e o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil.

“Neste primeiro momento vamos dar início a mobilização e organização no perímetro urbano, mas já está em elaboração um planejamento para implantação na zona rural também de maneira regionalizada”, explica o superintendente Edson das Neves Júnior.

A proposta inicial apresentada pela Defesa Civil traz a implantação de 6 NUPDECs, agrupando bairros. A UCAB definirá uma data entre fevereiro e março para realização de uma capacitação e treinamento de presidentes, dirigentes e voluntários de bairros para posterior implantação dos NUPDECs.

Os NUPDECs:

NUPDEC 01 – Bairros Mauá, Nova Primavera, Cristo Rei, Augusta, Carvalho e Frota.

NUPDEC 02 – Bairros Aldeia, Marques, Ribeiro, Fátima, Santo Antônio, Centro e Gonçalves.

NUPDEC 03 - Bairros Rio Branco, Virgilíno Jaime Zinn, Barcelos, Soares, Tupinambá, Bom Retiro, Figueiras e Volta da Charqueada.

NUPDEC 04 – Bairros Parque Scopel, Drewis, Santa Helena, São José, Ponche Verde, Medianeira, De Franceschi, Vila Verde, Oliveira e Otaviano.

NUPDEC 05 – Bairros Universitário, Eucaliptos, Cohab, Tibiriça, Noêmia, Universitário II, Vila Leopoldina e Passo da Areia.

NUPDEC 06 – Bairros Marina, Promorar, Passo do Moura, Quinta e Preussler.

Autor: Patricia Miranda