03 JAN 2023
Albergue Municipal ganha novo endereço

A partir da noite desta terça-feira (03) o Albergue Municipal,  sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Inclusão Social, estará em novo endereço. O atendimento será na Rua Borges do Canto, 1112, Bairro Drews. O endereço é provisório (cerca de 3 meses) pois a casa que receberá o serviço de fato fica na rua Isidoro Neves da Fontoura (próximo ao Best Point) e está sendo reformada.

De acordo com o coordenador, Nícolas Silva, a mudança para este endereço provisório se deu devido a estrutura da casa no Bairro Oliveira, que estava bastante deteriorada e sem ventilação adequada, além de não ficar em uma localização de fácil acesso aos usuários. A casa que atenderá os albergados a partir desta terça-feira contará com uma recepção, 4 quartos (sendo um deles feminino), 3 banheiros, cozinha com microondas, forno elétrico, fogão e geladeira, refeitório e sala de televisão. Oferecer espaço de qualidade a todos os atendidos pelos serviços da Secretaria de Inclusão Social é uma das orientações dada pelo prefeito José Otávio Germano.

O Albergue recebe uma média de 12 usuários por dia. 6 deles auxiliaram na mudança. Para usar o serviço é preciso atender a algumas regras como respeitar os horários de entrada e saída, respeitar os funcionários do local, zelar pela manutenção do seu material de uso individual e estrutura da casa e não apresentar com nenhum sintoma de uso de substância ilícita e alcoólica.

Os albergados entram às 19h e saem às 7h. No inverno os horários sofrem alterações devido à intensidade de frio. Lá eles recebem jantar às 20h e café da manhã às 6h30min. Hoje trabalham no local 4 monitores (2 por noite em escala 12h por 36h).

Uma pergunta

Qual a função do Albergue Municipal?

O Albergue é um serviço de alta complexidade que atende pessoas em vulnerabilidade (pessoas em situação de rua) de forma integral: oferece dormitório, higiene e alimentação. No tempo em que o usuário está na casa são elaborados currículos e ofertados cursos em parceria com o Acessuas Trabalho.

Autor: Patricia Miranda