28 FEV 2023
Comitiva de Cachoeira foi ao Dnit em busca de informações sobre a Ponte do Fandango

O superintendente do DNIT/RS, Hiratan Pinheiro, recebeu na última sexta-feira (24) o secretário de Agricultura e Pecuária e presidente do Sindicato Rural, Fernando Cantarelli, o superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Junior e a presidente da Cacisc, Maria Luisa Bonini. O objetivo do grupo foi manter o acompanhamento da evolução do projeto de melhoria da Ponte do Fandango. Este contato acontece mensalmente com através de contato direto com o superintendente Hiratan.

O Prefeito José Otávio Germano não pode viajar com a comitiva, mas durante o encontro conversou por telefone com Hiratan. Cantarelli entregou a e Hiratan um documento com os assuntos pautados para a reunião e já obteve respostas do DNIT.

O superintendente Hiratan fez um relato da atual situação que se encontra o processo da obra da Ponte do Fandango, informando inclusive que está continuamente acessando informações de Cachoeira do Sul via redes sociais e imprensa.

Hiratan frisou que o que realmente está previsto na obra da Ponte do Fandango é o que foi estabelecido entre o prefeito José Otávio e o então presidente Jair Bolsonaro e o seu ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. “Diversas informações são divulgadas de forma contrária ao que ficou primeiramente definido e isso não é verdade”, frisa Hiratan.

O que prevê o projeto (Segundo informações do superintendente Hiratan)

- Reforço estrutural em todos os pilares do viaduto;

- Substituição de todas as vigas por estruturas mais robustas, tanto na largura quanto na altura;

- Passarela de pedestres será instalada no lado esquerdo da ponte no sentido Cachoeira/BR290, permitindo assim que as pistas tenham uma maior largura, principalmente na ponte metálica;

- Toda a recapagem será montada sobre as vigas novas;

- A obra será realizada inicialmente pelo reforço dos pilares e em continuidade com a substituição das vigas. Nesta fase, o trânsito ficará em meia pista e haverá interrupções totais pontuais no trânsito da ponte nos momentos em que será necessário a retirada das vigas antigas;

- Será construída uma pista nova na ponte (previsão 6 meses após o início das obras). Com isso, o trânsito será liberado na sua totalidade, ou seja, todos os veículos, leves ou pesados, passarão a trafegar na nova Ponte do Fandango em pista única controlada por semáforo.

O que mais foi questionado e já teve resposta:

- Previsão orçamentária para execução da obra está ok;

- Estão previstos no orçamento do DNIT os recursos necessários para a execução da obra da Ponte do Fandango.

- Cronograma das etapas a serem realizadas até o início das obras está pronto;

- O projeto básico da ponte já está concluído e aprovado;

- Conclusão até o final de fevereiro o do projeto orçamentário;

- Etapa seguinte agora será a avaliação do grau de risco financeiro do projeto;

- Posteriormente, a Procuradoria-Geral avaliará o projeto;

- Elaboração do edital

- Publicação do edital previsto para até junho 2023;

- Após a licitação, a empresa vencedora desenvolverá o projeto definitivo para então começar a executar a obra. Previsão de conclusão da obra final de 2024.

Grupo pediu a liberação para caminhões até 24 toneladas

O grupo que esteve em Porto Alegre solicitou ao DNIT a liberação do tráfego de caminhões até 24 toneladas, independentemente do número de eixos. Atualmente, somente veículos leves, caminhões dois eixos e ônibus têm o trânsito liberado na ponte do Fandango. O DNIT se comprometeu em avaliar a possibilidade de permitir que caminhões de maior porte, quando vazios, transitem pela ponte do Fandango.

A Prefeitura solicitou também ao DNIT que ele assuma definitivamente e integralmente o controle de tráfego sobre a ponte. Nos dias de hoje este encargo é do Executivo Municipal, o que tem gerado uma despesa extra e significativa aos cofres públicos. O DNIT também garantiu que fará uma avaliação com o junto ao diretor regional do DNIT Santa Maria, João Carlos Tonetto.

Outro pedido foi para apoio do DNIT para que a Capitania dos Portos estenda o prazo de licença de operação da Balsa Deusa do Jacuí. No mês de julho de 2023 a balsa deverá passar por uma vistoria “a seco” em estaleiro naval tendo, desta forma, que interromper a travessia por um período de aproximadamente 60 dias.

Hiratan sugeriu visita a Brasília

O superintendente do Dnit/RS, Hiratan Pinheiro, sugeriu que o Executivo Municipal e lideranças locais façam uma visita ao DNIT em Brasília. Esta agenda deverá ser marcada com o diretor-geral do DNIT, o engenheiro Fabrício Galvão e com o diretor de Planejamento e Pesquisa, engenheiro Luiz Guilherme, para acompanhar o andamento do processo licitatório além de solicitar a maior agilidade na contratação de empresa para execução desta obra de fundamental importância para Cachoeira do Sul e região.

Durante a reunião o prefeito José Otávio Germano fez contato telefônico com Hiratan, pedindo desculpas e justificando sua ausência no encontro. Nesta ocasião. “O prefeito reforçou o pedido para que o projeto da Ponte do Fandango seja praticamente uma ponte nova para que tenhamos pelo menos nos próximos 30 anos a certeza que não teremos outras interrupções no trânsito sobre ela em virtude de manutenções parciais como as que já foram realizadas anteriormente”, destacou Cantarelli.

José Otávio trata o assunto como prioridade, mantendo uma relação institucional e política juntos aos entes envolvidos. “Ressaltamos que a reforma será total, e que toda a movimentação do processo é continuamente acompanhada junto ao superintendente Hiratan. O grande obstáculo, que era a previsão orçamentária, está superado”, festejou o grupo que esteve na capital.

Autor: Patricia Miranda