08 MAR 2023
Abertas as inscrições para o VI Festival de Pesca de Cachoeira do Sul

Abertas as inscrições para o VI Festival de Pesca de Cachoeira do Sul

O VI Festival de Pesca de Cachoeira do Sul, promovido pelo Clube de Caça, Pesca e Tiro, com a parceria da Prefeitura Municipal acontecerá nos próximos dias 24 a 26 de março, nas dependências do Clube (Rua Antônio Gomes Pereira, 1605), às margens do Rio Jacuí. O evento faz parte do calendário oficial do município e reúne equipes da cidade e região.

A primeira atividade do festival será uma atividade de limpeza do Rio Jacuí, que será no dia 24 de março (sexta-feira) às 16h. A saída será no Clube de Caça, Pesca e Tiro. A abertura oficial e o Congresso Técnico será logo depois, às 19h30min, no Clube de Caça e Pesca. No congresso serão apresentadas as regras do festival e é um espaço para tirar dúvidas sobre o evento. No sábado, dia 25, a programação inicia às 8h com o Torneio Aberto de Pesca Esportiva. Já no domingo, dia 26, também às 8h, acontece o Torneio Feminino de Pesca Esportiva.

As inscrições vão até o dia 23 de março e devem ser feitas acessando o site da Prefeitura de Cachoeira do Sul (www.cachoeiradosul.rs.gov.br), onde está disponível um banner na parte superior da página que direciona para um formulário do google docs. Para confirmação da inscrição, é preciso preencher todas as seções e clicar em “enviar”. O regulamento da competição está no início do formulário de inscrição. Cada inscrição tem o valor de R$ 90,00, que será revertido para entidades de Cachoeira do Sul ou famílias em situação de vulnerabilidade.

Festival tem estilo “pesque e solte”

O VI Festival de Pesca de Cachoeira do Sul adota do estilo “pesque e solte”. Cada pescador ou equipe pode apresentar no máximo 6 exemplares, sendo 3 no turno da manhã e 3 no turno da tarde. Só pontuam os exemplares devidamente conservados e que podem voltar à água em condições de sobrevivência.

Como a competição será de espécies nativas, podem ser apresentados apenas piava, pintado, jundiá, saicanga (tambica), traíra e outros. As espécies invasoras como carpas e pacus não serão aceitas na competição. O peixe-dourado está excluído de captura no torneio de pesca em função de sua proibição conforme Decreto Estadual n°41672/02, que veda sua captura. O festival veda ainda a captura com morte de qualquer peixe para consumo durante o torneio, caracterizando a desclassificação automática da equipe.

O sistema de pontuação será o somatório do peso dos três maiores peixes dos até 6 peixes capturados, pesados e devolvidos ao rio em condições de soltura. Vence a equipe com maior pontuação. Haverá premiação de troféus e medalhas para as 3 equipes melhores colocadas e para o maior exemplar da edição.

Anote ai:

- Quem quiser expor produtos gratuitamente durante o festival pode entrar em contato com o Cristiano Garcia, que é um dos coordenadores do evento. Telefone: 99131-0073

- Nos dias 25 e 26 haverá almoço no Clube de Caça e Pesca com gastronomia a base de peixes.

- A Fish TV estará no festival gravando imagens para o programa Provas e Torneios.

Autor: Patricia Miranda