08 MAR 2023
Maturidade ativa do Sesc recebe a exposição Itinerante “Resgate-se” do Mês da Mulher
A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher abriu exposição itinerante “Resgate-se” nesta quarta-feira (08), para o grupo Maturidade Ativa, coordenado pela agente de Cultura e Lazer, Lidiane Oliveira do Sesc, e em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.

A exposição faz parte do cronograma de atividades para o mês da mulher de Cachoeira do Sul e fala sobre mulheres importantes que conquistaram seu espaço e garantiram vários direitos ao longo dos anos.

A atividade foi apresentada pela titular da coordenadoria, Elisandra Martins, que usou um figurino inspirado nos tempos da Imperatriz Maria Leopoldina. O traje era composto por luvas brancas, leque, um chapéu estilo casquete e uma sombrinha pertencente à 1ª Prenda do Estado do Rio Grande do Sul em 1987, a cachoeirense Carla Gall.

Na ocasião, Elisandra falou sobre os direitos que as mulheres conquistaram no decorrer dos tempos, entre eles a Lei Maria da Penha e o direito de voto para as mulheres. Ela ressaltou ainda o significado do Dia da Mulher, lembrando grandes mulheres que conquistaram espaço, como Cabo Toco, primeira mulher a integrar as fileiras da corporação da Brigada Militar em 1923 .

Durante a palestra, Elisandra passou a palavra para Margarete Schmidt, que  contou a história de  Dandara dos Palmares, que foi uma guerreira negra do período colonial do Brasil. Também falou sobre o empoderamento da mulher negra no uso do turbante que traz em sua história a vida, pois era usado para transportes de sementes e alimentos no período da escravidão.

Também durante a atividade foi passado a palavra às integrantes do grupo  Maturidade Ativa, Vilma Scherer, que falou sobre a importância da mulher, e Beatriz Fagundes, que ressaltou o orgulho de ser mulher. “Se fosse possível em uma segunda oportunidade vir ao mundo como mulher novamente, eu ficaria muito feliz", comenta ela.

O evento contou com as violinistas Eduarda Arend, 18 anos, e Jennifer Oliveira, 17 anos, ambas integrantes da Orquestra Estudantil João Neves, que ao som de "Desgarrados", de Mário Barbará, marcou a entrada da Coordenadora Elisandra Martins.

A exposição segue amanhã para as crianças da Escola Candida Fortes Brandão.

Apoiadores :
Leticia Modas,