13 MAR 2023
10ª Conferência da Saúde acontece na próxima semana

A Secretaria da Saúde e o Conselho Municipal da Saúde promovem nos próximos dias 21, 22 e 23, na Câmara de Vereadores, a 10ª Conferência Municipal da Saúde. O evento, que estabelece as prioridades do município em relação à política de saúde pública, reunirá entidades e lideranças interessados no tema, os quais auxiliarão na discussão dos eixos temáticos e elaboração do relatório que estabelecerá os pleitos da comunidade. Muitas sugestões que devem integrar a pauta cachoeirense já foram apresentadas ao conselho e à SMS durante as mini conferências realizadas nos bairros da cidade, em preparação à etapa municipal.

As definições relacionadas no evento local serão levadas pela direção do Conselho Municipal da Saúde e pelos delegados eleitos à Conferência Estadual da Saúde, que acontece nos dias 15 a 17 de maio, em Porto Alegre. A solenidade de abertura da programação ocorrerá às 19h na sede do Legislativo, ocasião para a qual foi convidado como palestrante o médico e ex-Ministro da Saúde, Alceni Guerra, o qual falará sobre “O Brasil que temos, o Brasil que queremos”. As inscrições para conferência poderão ser feitas presencialmente durante a programação, sem custo aos interessados, ou pelo link https://forms.gle/2tuyAKASQrohA7gn6 .

PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA DA SAÚDE

21/03 - Terça-feira
18h - Credenciamento
19h - Solenidade de Abertura
19:45h - Leitura do Regimento e Regulamento da 10ª Conferência Municipal de Saúde.
20h - Palestra "O Brasil que temos, o Brasil que queremos" - Ex-Ministro da Saúde, Dr. Alceni Guerra.

22/03 - Quarta-feira
8h30 - Palestra "O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para Salvar Vidas" - Conselheira do Conselho Nacional de Saúde, Enf. Sueli Barrios.
9h20 - Palestra "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia" - CEREST Vales, Dra. Adriana Skamvetsakis.
10h10 - Coffee break.
10h30 - Palestra "Amanhã será outro dia para todos, todas e todes" - Representante do Estado.
11h30 - Intervalo para o almoço.
13h30 às 16h30 - Trabalho em Grupos - Discussão dos Eixos Temáticos.

23/03 - Quinta-feira
8h30 - Conclusão dos Trabalhos em Grupos.
10h - Coffee break.
10h20 - Elaboração do Relatório Final.
11h30 - Intervalo para o almoço.
13h30 - Eleição dos Delegados para Conferência Estadual de Saúde.

Autor: Viviane Souza