24 ABR 2023
Cachoeira presente na divulgação da Trilha Aquática em Dona Francisca

Na última sexta-feira (21), a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, através das Secretarias Municipais de Turismo Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Agricultura e Pecuária se fez presente em Dona Francisca, no lançamento da Trilha Aquática - Rio Jacuí, pertencente ao Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia, sendo a primeira trilha aquática a ser inserida na Rede Brasileira de Trilhas. Projeto este, organizado por voluntários, junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Estrutura.

O evento iniciou no turno da manhã, com os trilheiros embarcando no Rio Jacuí, no Parque Estadual da Quarta Colônia, percorrendo e sinalizando o primeiro trecho, de 32 quilômetros, até o Porto de Dona Francisca. Após o desembarque dos trilheiros, ocorreu no Clube Franciscano a cerimônia de lançamento da trilha, uma roda de conversa sobre a atividade realizada e um jantar de confraternização. Setores públicos e sociedade civil organizada dividiram realidades, desafios, expectativas e benefícios relacionados à implantação da trilha.

No sábado (22), o percurso encerrou-se no Balneário Cerro Chato, em Agudo, ao meio-dia, somando mais 17 quilômetros.

A Trilha Aquática do Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia une duas regiões turísticas, a da Quarta Colônia e a Central, configurando-se desta forma, como uma trilha inter-regional.

Os demais trechos seguirão com a sua implementação, com novos eventos para a sua navegação a serem realizados. A próxima etapa, ainda sem data marcada, percorrerá em torno de 40 quilômetros, entre Cerro Banco e o Balneário Pau-a-Pique, em Paraíso do Sul. Após, virá o trecho até a Ponte do Fandango.

Aos interessados, podem participar adeptos ao esporte sobre as águas, profissionais ou não.

A trilha tem por objetivo firmar parcerias com as comunidades locais, para dar apoio aos visitantes (com alimentação, estadia, ponto de apoio/socorro por exemplo) com o intuito de fomentar a economia do turismo de aventura local e regional e a conservação do Rio Jacuí.

Estiveram presentes no evento, o Secretário Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Itamar Luz, e os servidores Livia Lima, Talita Josiane da Silva e Jean Michel Silva de Souza.

Instituições e Prefeituras parceiras do Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia:

- Parque Estadual da Quarta Colônia.
- SEMA Secretaria de Meio Ambiente do Estado.
- FEPAM Fundação Estadual de Proteção Ambiental.
- Grupo Bandeirantes da Serra.
- ASENA Associação Santamariense de Esportes Náuticos.
- Nova Palma, Dona Francisca, Agudo, Paraíso do Sul, Restinga Seca e Cerro Branco.

Autor: Adrine Zigulich Martins