28 ABR 2023
Saúde com Agente avança para o módulo de aprendizagem prática

Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias participaram, na manhã desta sexta-feira (28/04), de mais uma etapa de capacitação ao Programa Nacional Saúde com Agente, do Ministério da Saúde. Ao todo, 49 servidores cachoeirenses estão integrando o treinamento, lançado em maio do ano passado com o propósito de oferecer formação técnica aos agentes em todo o país, em conformidade com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Na fase atual, as tutoras técnicas da Secretaria Municipal da Saúde, destacadas para atuar no acompanhamento do processo ensino-aprendizagem da turma, estão dividindo o grande grupo em equipes menores a fim de que seja desenvolvido um dos módulos de treinamento prático. As atividades estão ocorrendo no salão de atividades junto a sede da SMS e se deram em duas etapas – manhã e tarde – nesta sexta-feira.

COMODIDADE AO USUÁRIO E MENOR FLUXO NO POSTO - O programa é desenvolvido também no formato online e vai habilitar os inscritos a prestarem procedimentos clínicos (aferição da pressão arterial e da glicose capilar, análise da oximetria e verificação da temperatura corporal) durante as visitas domiciliares, atendimentos que até o momento ficam reservados à equipe de enfermagem junto aos postos de saúde. A formação leva em conta dois setores principais do conhecimento: o da saúde e o do trabalho social junto às famílias. “A descentralização da assistência oferecerá mais comodidade ao usuário do SUS, que será atendido em sua casa, reforçando as ações de saúde preventiva e evitando filas nos postos de saúde”, observa o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró.

FORMATURA EM JUNHO

O curso é gratuito aos servidores e financiado pelo Governo Federal, com formação no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. As aulas ocorrem via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com aplicações práticas nas unidades de lotação dos agentes. Com a qualificação da categoria, os municípios poderão fortalecer a atenção primária, levando mais cuidados preventivos e curativos além dos muros das unidades. Neste acolhimento mais completo dos agentes diretamente nas residências já se programam as demandas para a agenda do posto de saúde, fortalecendo o vínculo do morador com sua unidade de referência. A conclusão do curso técnico está previsto para meados de junho.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024