22 MAI 2023
Prefeito garante mais uma equipe médica para atender na UPA

O prefeito José Otávio Germano assinou com o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) um aditivo para garantir o aumento da equipe que atende na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cachoeira do Sul, administrada pela casa de saúde. O prefeito tomou a decisão após ser alertado sobre o aumento no número de atendimentos diários na unidade.

De acordo com os registros, a média no mês de maio está em 197 atendimentos/dia e chegou ao número máximo na quinta-feira (18) quando foram contabilizados 248 atendimentos em 24 horas. A partir 1º de junho a equipe vai contar com mais um médico atuando 12 horas por dia, todos os dias, dois enfermeiros e dois técnicos em enfermagem.  O valor aditivado é de R$ 76.364,38 por mês

“Concordei imediatamente com esse aditivo assim que fui alertado sobre o aumento da procura pela UPA. As pessoas não podem ficar horas aguardando por atendimento. Espero que agora os atendimentos aconteçam de forma mais rápida. Sempre vamos buscar formas para que a população seja acolhida e bem atendida nos serviços públicos de saúde”, frisou o prefeito.

UPA tem capacidade de 150 pessoas por dia

A UPA/Cachoeira do Sul é de porte I tipo III, com uma abrangência de 50 a 100 mil habitantes como população referenciada e capacidade de atendimentos de urgência e emergência de 150 pacientes/dia. Devido à sazonalidade, vem aumentando o número de pacientes atendidos todos os dias. Em abril a média ficou em 167 por dia e agora em maio a média está em 197 por dia. Por esse motivo, foi necessário o aumento da equipe médica e de enfermagem para conseguir atender estes pacientes de forma mais eficiente.

De acordo com a enfermeira Paola Concari, coordenadora da UPA, alguns fatos podem levar ao aumento da demanda da UPA. Além da sazonalidade, que já leva a um aumento da demanda anualmente nesta época, a baixa cobertura vacinal do município também está contribuindo para isso, já que a grande maioria das queixas são de problemas respiratórios.

Atualmente, de acordo com os indicadores da UPA, observa-se que a maior demanda de atendimento acontece das 10h às 22h.

Atenção

A UPA tem como principal objetivo os atendimentos de urgência e emergência. De acordo com os indicadores de atendimentos (que seguem o protocolo de Manchester) 72% de pacientes são classificados como verdes e 5% pacientes azuis, o que remete a necessidade de orientações com relação a busca de atendimentos as suas unidades básicas de saúde

Fique atento:

- Consultas pediátricas inicialmente devem ser buscadas no atendimento da rede básica.

- A UPA não fornece atestado médico

- A UPA não faz teste de COVID

- Para curativos e aplicação de medicações, os pacientes devem buscar atendimento na rede.

Fonte: Coordenação da UPA/Cachoeira

Texto: Patricia Miranda