26 MAI 2023
Cachoeira do Sul presente na 2ª Conferência Estadual do Turismo

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, representada pelos Secretários Municipais Fernando Cantarelli, Secretário de Governo e Itamar Luz, Secretário do Turismo, Esporte e Lazer participou da abertura oficial da 2ª Conferência Estadual do Turismo (CONFETUR), que aconteceu entre os dias 23 a 25, em Restinga Seca, no Recanto do Maestro, que contou com membros do Governo Estadual, entidades e Assembleia Legislativa.

Segundo a turismóloga, Livia Lima, a proposta da conferência foi “a identificação de potencialidades e a organização estratégica dos investimentos na atividade turística no Rio Grande do Sul, por meio da união de esforços e das demandas oriundas dos municípios gaúchos e regiões turísticas, para construir o Plano Estadual de Turismo”.

Mais de 500 pessoas participaram de palestras e explanações pertinentes ao turismo gaúcho e mundial. Cases n de sucesso e superação, o engajamento do governo estadual em aumentar o PIB proveniente da atividade, manifestações culturais e dados estatísticos, enalteceram o potencial do turismo enquanto oportunidade de diversificação econômica e aumento de emprego e renda, bem como no fomento à valorização de nossa história e cultura.

Lá, tiveram a oportunidade de entregar ao Secretário Estadual do Turismo, Vilson Covatti, mimos de Cachoeira do Sul, alusivos às suas produções e potencialidades tais como o Anuário 2023, produtos da Divinut e folders promocionais de diversos empreendimentos e eventos, bem como reforçar o convite para 23ª FENARROZ, onde ocorrerá o 1º Seminário de Turismo Rural e Desenvolvimento Regional, no dia 8 de junho.

O encontro contou com a presença do Edson Moraes (Macarrão), Diretor de Captação da FENARROZ, A Deputada Estadual, Silvana Covatti, e também se fez presente no último dia do evento, como membro da Assembléia Legislativa e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa e Fomento do Turismo Gaúcho.

A turismóloga do município, Livia Lima, participou dos três dias de atividades (plenárias e oficinas), representando o município e a Instância de Governança Fórum Regional de Turismo da Região Central do RS, onde os integrantes de todo o trade turístico (setores público e privado) trabalharam com diagnósticos de ordem regional, por meio das Regiões Turísticas, de ordem setorial, como Turismo de Eventos, Rural, Gastronômico, Cultural, Religioso, e de ordem estrutural como os meios de hospedagens.

A participação do município no evento contou com o apoio logístico da Secretaria de Agricultura e Pecuária.

Autor: Adrine Zigulich Martins