26 MAI 2023
Calçamento do Avançar cidade começará nesta terça-feira

O prefeito José Otávio Germano, e Secretária de Planejamento Claudia Scarparo, junto com os técnicos da Secretaria definiu que o Bairro Primavera, no Alto do Amorim, será o primeiro a receber as obras de calçamento com bloco intertravado de concreto do Programa Avançar Cidade, cuja ordem de serviço foi assinada na sexta-feira da semana passada.

Após vistoria no bairro, o empresário Nilson Jantsch, o engenheiro Nilson Jantsch Filho e o mestre de obras da Pavimentadora Jantsch, Alziro Both definiram que o trabalho começará pela Rua Xafi Abrahão Nazar que terá pavimentação em um trecho de 235,70m.

A primeira vistoria do local aconteceu nesta quinta-feira e uma nova etapa acontecerá na segunda-feira. Na terça o canteiro de obras começa a ser instalado. Antes da pavimentação de fato, há várias etapas a serem cumpridas como a topografia da rua, obras de canalização para a drenagem pluvial e construção da cancha onde serão colocadas as pedras.

Ao todo o programa beneficiará 24 trechos de 19 ruas de diversos bairros da cidade. O investimento soma R$ 10.179.060,06 e está sob a responsabilidade da Pavimentadora Jantsch, de Estrela.

As ruas que serão pavimentadas no Primavera

Blocos de concreto:

- Rua Laurindo Machado (entre a Av. Orlando da Cunha Carlos e Rua Álvaro Carvalho Lewis);

- Rua Antônio Manoel Medeiros (entre as Ruas José Antônio Mesquita – trechos 1 e 2);

- Rua Fioravante Trevisan (entre as Ruas Álvaro Carvalho Lewis e Delfino Machado Neto);

- Rua Delfino Machado Neto – trecho 1 (entre as Ruas Álvaro Carvalho Lewis e Delfino Machado Neto em seu trecho 2);

- Rua Delfino Machado Neto – trecho 2 (entre as Ruas Fioravante Trevisan e Delfino Carvalho Neto em seu trecho 1;

- Rua Álvaro Carvalho Lewis (entre as Ruas Fioravante Trevisan e Xafi Abrahão Nazar)

- Rua Xafi Abrahão Nazar (trecho de 235,70 m a partir da Rua Álvaro Carvalho Lewis);

- Rua Élio Figueiró Fischer (entre as Ruas José Antônio Mesquita e Xafi Abrahão Nazar);

- Rua José Antônio Mesquita – trecho 1 (entre a Av. Orlando Cunha Carlos e Rua Antônio Manoel Medeiros);

- Rua José Antônio Mesquita – trecho 2 (entre a Av. Orlando Cunha Carlos e Rua Antônio Manoel Medeiros);

Fonte: Secretaria de Planejamento

Entrevista

“Sou nascida e criada aqui e para mim o calçamento é um alívio. Tenho uma filha de 7 anos que as vezes ficava dias sem ir para a escola por causa do barro que virava nossa rua. Não tinha condições nenhuma de sair de casa. Fico muito feliz por esse calçamento.”

Márcia Rodrigues, 31 anos, comerciante, moradora da rua Hélio Figueiró Fischer

“É maravilhoso ter o calçamento e canalização da água. Além disso, com o calçamento farão quebra-molas, por que aqui passa muita gente correndo e é perigoso para as crianças.”

Karolaine dos Santos, 22 anos, dona de casa, moradora da Rua Hélio Figueiró Fischer há 6 anos.

“É uma sensação ótima. Acompanhei muita criança saindo para a escola limpinha e no caminho se sujar toda de barro. O calçamento vai vir em ótima hora e melhorar a nossa vida”

Solismar de Vargas, operador de máquina, morador há 10 anos do Bairro.
Morador da Rua Álvaro C Lewis

“É muita alegria ver que agora o calçamento vai sair. Esperamos por isso há anos. Nossa rua fica horrível em dia de chuva. Agora isso vai acabar.

Simone Trindade, dona de casa, moradora há 16 anos da Rua Hélio Figueiró Fischer

Autor: Patricia Miranda