31 MAI 2023
Avançar Cidades mexe com a rotina do Bairro Primavera

Até esta terça-feira, o dia a dia dos moradores da Rua Xafi Abrahão Nazar, no Bairro Primavera, era calmo, apenas com o barulho dos carros passando na rua ou a brincadeira das crianças na frente das casas.

Mas a chegada do Programa Avançar Cidades na rua está mexendo com o cotidiano dos moradores, que não escondem a alegria de ver máquinas e caminhões chegando na rua a todo momento, descarregando canos e areia.

A rua foi escolhida pelo Prefeito José Otávio Germano, junto com a Secretária de Planejamento Cláudia Scarparo e a sua equipe técnica para ser a primeira a receber a pavimentação do programa, que vai beneficiar mais 9 ruas do bairro.

Nesta terça-feira (30), a primeira equipe iniciou as demarcações com estacas com as medidas da rua. Durante a manhã desta quarta-feira (31), os caminhões começaram a descarregar os canos, e a segunda equipe com as máquinas iniciou o trabalho de abertura da rua para a etapa de canalização para a drenagem pluvial.
As ruas receberão novos bueiros para a captação de água , pavimentação com blocos intertravados de concreto, sinalização de trânsito e placa de identificação com nome da rua.

Além do calçamento da rua, as calçadas também receberam atenção com nivelamento de acordo com a altura das casas, pinturas do meio-fio, piso tátil e rampas de acessibilidade e canteiro para jardins.

Ao todo o programa beneficiará 24 trechos de 19 ruas de diversos bairros da cidade. O investimento soma R$ 10.179.060,06, sendo R$ 3.542.052,91 no Bairro Primavera, e está sob a responsabilidade da Pavimentadora Jantsch, de Estrela.

As ruas que serão pavimentadas no Primavera

Blocos de concreto:

- Rua Laurindo Machado (entre a Av. Orlando da Cunha Carlos e Rua Álvaro Carvalho Lewis);

- Rua Antônio Manoel Medeiros (entre as Ruas José Antônio Mesquita – trechos 1 e 2);

- Rua Fioravante Trevisan (entre as Ruas Álvaro Carvalho Lewis e Delfino Machado Neto);

- Rua Delfino Machado Neto – trecho 1 (entre as Ruas Álvaro Carvalho Lewis e Delfino Machado Neto em seu trecho 2);

- Rua Delfino Machado Neto – trecho 2 (entre as Ruas Fioravante Trevisan e Delfino Carvalho Neto em seu trecho 1;

- Rua Álvaro Carvalho Lewis (entre as Ruas Fioravante Trevisan e Xafi Abrahão Nazar)

- Rua Xafi Abrahão Nazar (trecho de 235,70 m a partir da Rua Álvaro Carvalho Lewis);

- Rua Élio Figueiró Fischer (entre as Ruas José Antônio Mesquita e Xafi Abrahão Nazar);

- Rua José Antônio Mesquita – trecho 1 (entre a Av. Orlando Cunha Carlos e Rua Antônio Manoel Medeiros);

- Rua José Antônio Mesquita – trecho 2 (entre a Av. Orlando Cunha Carlos e Rua Antônio Manoel Medeiros);

Fonte: Secretaria de Planejamento

Autor: Adrine Zigulich Martins