31 AGO 2023
UFSM e Secretaria da Cultura unidas pelo patrimônio histórico

Em reunião promovida na manhã desta quinta-feira (31/08), nas dependências do Museu Municipal, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do curso de Arquitetura do campus local, apresentou à secretária da cultura, Mirela Kruel, o projeto “Caminhos do Patrimônio Cultural e Religioso de Cachoeira do Sul”. O objetivo da universidade é firmar uma parceria com a Administração Municipal no sentido de promover o resgate da memória e o conhecimento sobre a história local por meio das mídias digitais, numa tentativa de fortalecer o vínculo afetivo dos moradores com a cidade.

Na proposta acadêmica, a tecnologia (especificamente o uso de QR Code) será o difusor de um mapeamento de edificações religiosas e outros imóveis que são referência da memória e da cultura locais, estimulando a população, especialmente o público mais jovem, a difundir este conhecimento e, assim, contribuir para a preservação e valorização do patrimônio. Participaram do encontro, além da secretária, a diretora da Cultura, Luciana Canto; a responsável pelo setor de pesquisa e extensão do Museu, Aimara Carlos; as professoras da UFSM Maria Luiza Zanatta de Souza, Luiza Segabinazzi Pacheco de Longui e Laline Elisangela Censi e o professor municipal Cleber Lima.

CONCURSO DE VÍDEO

Nesta primeira reunião, foram debatidas propostas como a inclusão de uma rota guiada de contexto religioso ao Projeto Caminhos de Cachoeira, através do qual o Museu Municipal organiza as visitas orientadas para escolas e grupos, e ainda a possibilidade de organização de um grande encontro sobre a arquitetura e o patrimônio histórico da cidade. Na concepção da secretária de cultura Mirela Kruel, “um evento que reafirme a posição de Cachoeira do Sul no circuito de turismo cultural gaúcho e nacional, com toda a sua riqueza arquitetônica e todo um legado a ser explorado”, resumiu.

Uma das sugestões da Secretaria da Cultura à UFSM foi a adesão ao projeto do concurso de vídeos com a temática cultural e histórica da cidade que será lançado durante a Feira do Livro, chamado Curta Cachoeira, que mobilizará estudantes de oitavas e novas séries do ensino fundamental e alunos do ensino médio. Mais que uma competição de talentos, Mirela Kruel vê no concurso uma ferramenta pedagógica capaz de tornar os jovens protagonistas da sua história e, ao mesmo tempo, os multiplicadores do conhecimento adquirido e do compromisso com a preservação. Após uma etapa minuciosa de avaliação dos vídeos inscritos, explica a titular da Cultura, o objetivo é expor os melhores trabalhos no site da Prefeitura Municipal e disponibilizá-los ao público como material oficial de divulgação do município.

Fotos: Adrine Zigulich Martins
Autor: Viviane Souza