15 SET 2023
Comitiva de secretários presta contas da viagem à Brasília

A comitiva do governo municipal que esteve nas últimas terça e quarta-feiras em Brasília reuniu a imprensa na tarde desta quinta (14/09) para apresentar à comunidade cachoeirense um relatório das pautas tratadas e dos compromissos mantidos durante a estada na capital federal. Participaram da agenda institucional a vice-prefeita Angela Schuh, o secretário de Governo, Fernando Cantarelli; a secretária de Indústria e Comércio, Vanessa Csaszar; e o Procurador-Geral do município, Kader Saleh. O roteiro dos gestores incluiu a Secretaria Especial de Assuntos Federativos, o Ministério da Fazenda, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o Instituto Brasil de Tecnologia e Inovação e a Câmara dos Deputados.

Na pauta cumprida durante as audiências foram tratados temas bastante relevantes para a gestão municipal como o saneamento dos débitos previdenciários do FAPS, decorrentes de parcelamentos assumidos em governos anteriores (o compromisso do procurador-geral é diminuir a dívida, com a redução dos juros aplicados e das parcelas mensais); a viabilidade de um complemento financeiro do MEC para garantir o repasse do piso do magistério – seja pela via administrativa ou judicial; o encaminhamento de demandas locais para captação de emendas com o deputado federal Heitor Heitor Schuch, que já confirmou o repasse de R$ 150 mil para aquisição de um veículo a ser destinado ao Instituto Federal Farroupilha. A agenda incluiu também mais uma etapa da mobilização pelo IFFAR, com audiência no MEC na companhia do secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira, e da reitora do instituto em Santa Maria, Nídia Heringer - de onde a comitiva saiu com a afirmação de que Cachoeira do Sul é forte candidata a um dos 100 primeiros novos campi a serem autorizados pelo governo federal ainda este ano.

PAUTA AMBIENTAL

Outro importante assunto tratado no Instituto Brasil de Tecnologia e Inovação foi a busca de novas tecnologias para o processamento e destinação dos resíduos sólidos, visando reduzir os custos com o tratamento do lixo – que hoje significa R$ 10 milhões ao ano aos cofres municipais – e uma solução mais eficiente no aspecto ambiental. Nos contatos mantidos em Brasília, as autoridades cachoeirenses constataram a urgência em elaborar projetos e protocolá-los diante do decreto destinado aos municípios em estado de calamidade pelas enchentes, como é o caso de Cachoeira. “Nossas idas pessoalmente aos órgãos federais propicia estabelecer relações e contatos mais diretos com as pastas, o que agiliza o encaminhamento das demandas, além de nos ajudar a entender melhor os processos da administração federal”, destacou a vice-prefeita Angela Schuh. Já o secretário de governo, Fernando Cantarelli, classificou a viagem como “muito produtiva e com potencial de gerar bons frutos”, resumiu.

Foto: Adrine Zigulich Martins

Autor: Viviane Souza