29 NOV 2023
Nova proposta para o futuro do Faps não inclui aumento de alíquota

Uma pergunta que está surgindo entre os servidores municipais é: a nova proposta com relação do Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores (Faps) inclui o aumento de alíquota? Mas os servidores municipais podem ficar tranquilos com relação a isso. A nova proposta que será apresentada nesta quinta-feira (30) na Ulbra/Cachoeira, às 18h, pelo consultor previdenciário e atuário, Guilherme Walter, da Lumens Atuarial, não apresenta essa alternativa de aumento de alíquota.

O secretário de Governo, Fernando Cantarelli, enfatiza que por esse e outros vários motivos é tão importante que os servidores participem deste encontro para entender o que será apresentado. O tema não está explicado antecipadamente justamente porque o encontro com o consultor poderá fazer isso com mais clareza e oferecendo resposta às dúvidas dos servidores.

A ideia é neste dia apresentar aos servidores municipais a importância da reestruturação do fundo, o que permitirá neste momento a garantia de aposentadoria aos servidores ativos e a longevidade do fundo criado em 1994, mas que enfrenta graves problemas para honrar com as futuras pensões e aposentadorias.

A conversa com o consultor é uma forma de oferecer aos servidores uma proposta que visa equilibrar o deficit previdenciário a médio e longo prazo. Os detalhes da proposta serão apresentados pela Lumens Atuarial, que demonstrará os cenários com relação ao fundo.

Uma pergunta

Afinal, porque os servidores devem participar deste encontro?

- Para entender a proposta que será apresentada e tirar dúvida;

- Buscar uma forma de garantir sua aposentadoria;

- Saber mais sobre a longevidade social do Faps;

- Ter consciência sobre a previdência municipal;

- Garantir informações confiáveis;

- Entender a importância da proposta para permitir a liberação do município para conquista de futuros recursos federais e redução de taxas de juros em financiamentos.

Autor: Patricia Miranda