19 MAR 2024
Rede Municipal melhora notas no Saers

A Rede Municipal de Ensino do Cachoeira do Sul divulgou as notas do  Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) 2023 e com uma boa notícia: os índices melhoraram com relação ao ano de 2022.

As provas de Língua Portuguesa e Matemática foram aplicadas entre os dias 20 de novembro e 1º de dezembro aos estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Essa avaliação visa fornecer evidências sobre a Educação Básica, qualificar a educação gaúcha e subsidiar a política de distribuição do ICMS a partir de resultados educacionais. Atualmente, Cachoeira do Sul está em 29º posição no ranking de retorno do ICMS.

Nas turmas de 2º e 5º ano, a maioria dos estudantes teve desempenho considerado adequado, em um percentual de estudantes igual ou maior que no ano de 2022. Por exemplo, os alunos de 2º ano, em Língua Portuguesa, passaram de maioria básico (30%) para agora maioria adequado (41%).

9º ANO – Uma das preocupações da Secretaria Municipal de Educação é referente aos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Tanto em Matemática quanto em Língua Portuguesa, a maioria dos estudantes segue com conceito considerado básico. Os conceitos são classificados em: abaixo do básico, básico, adequado e avançado. O setor pedagógico da Smed já iniciou o ano de 2024 com foco nestes estudantes, buscando estratégias para melhorar o desempenho deles, sem deixar de dar atenção aos demais, para que as notas se mantenham em um nível adequado e incentivando que se cheguem ao nível avançado.

Empenho de todos

A secretária de Municipal de Educação, Solanje Louzada, enfatizou o empenho de todos os professores da rede para estes resultados fossem alcançados. “Essa melhora geral nos índices de proficiência (desempenho) refletem o empenho de todos os professores e a dedicação dos alunos que participaram das avaliações externas. Não podemos esquecer a participação das famílias, que tem papel fundamental no processo de aprendizagem. É essa engrenagem que permite que tenhamos estes resultados positivos. Agora nosso foco já é o 2024 onde queremos melhorar ainda mais estes índices”, garante a secretária

Os resultados

2º ano – Língua Portuguesa

2022 – 598 (básico)

2023 – 611 (adequado)

2º ano – Matemática

2022 – 501 (adequado)

2023 – 517 (adequado)

5º ano – Língua Portuguesa

2022 – 205 (adequado)

2023 – 218 (adequado)

5º ano – Matemática

2022 – 211 (adequado)

2023 – 225 (adequado)

9º ano – Língua Portuguesa

2022 – 239 (básico)

2023 – 249 (básico)

9º ano – Matemática

2022 – 238 (básico)

2023 – 251 (básico)

Importante

O Governo do Estado estabelece os critérios com os pontos de corte de cada padrão de desempenho representados na escala de proficiência para a aplicação do SAERS. Por este motivo, o desempenho em cada ano e disciplina tem notas diferentes.

Autor: Patricia Miranda