24/10/2018
Maria Morgani é a nova presidente do CME

A professora Maria Morgani Fogliarini de Araújo tomará posse nesta quinta-feira (25) como a nova presidente do Conselho Municipal de Educação (CME). Ele é a atual diretora da EMEI Favo de Mel, no Bairro Ponche Verde. A professora Ione Teresinha dos Santos da Rosa será a vice-presidente. A solenidade será às 9h30min, no Museu Municipal – Patrono Edyr Lima, junto com os novos conselheiros do Conselho Municipal de Educação. No ato acontecerá ainda a entrega de certificados aos conselheiros que concluíram o mandato, a designação e posse dos novos conselheiros para o mandato 2018/2020 e a posse da Presidência para o biênio 2018/2020. Na sequência acontece o descerramento da foto da ex-presidente, Carla da Luz Zinn, ato acontecerá na sede do CME.

O Conselho Municipal de Educação foi criado pela Lei Municipal nº 2222/1988, tendo completado 30 anos de existência no dia 26 de agosto deste ano. No ano de 2000, o Município instituiu através de ato legal o seu Sistema Municipal de Ensino, através da Lei Municipal nº 3177/2000, e o CME passa a ser órgão normativo, além de consultivo, deliberativo e fiscalizador, e reestruturado e reorganizado pela Lei Municipal nº 3339/2002, tendo, também, seu Regimento Interno alterado para as adequações necessárias. O Colegiado conta com 11 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes.

O CME possui uma equipe técnica composta por uma assessoria técnica, uma assessoria pedagógica e uma secretária. Os conselheiros prestam serviço de relevância pública, contribuindo sobremaneira para a melhoria da educação, realizando um trabalho integrado com a Secretaria Municipal de Educação e o Executivo Municipal, observando os limites de sua autonomia e competências.

Os segmentos da sociedade no CME

– Poder Executivo;

– 24ª Coordenadoria Regional de Educação;