15 SET 2023
EDUCAÇÃO
Projeto da EMEF Nossa Senhora de Fátima integra as culturas presentes na comunidade

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, localizada na localidade da Mineração, desenvolve projetos para valorizar a educação do campo e integrar as culturas existentes na comunidade, respeitando sua diversidade, especialmente por estar situada na zona rural e por ter 26 alunos indígenas, de 3 aldeias diferentes, matriculados na escola.

Na última edição da Mostra do Projeto Verde é Vida, promovido pela Afubra, a Escola classificou dois trabalhos para a etapa estadual.

Os projetos desenvolvidos fazem parte de um projeto maior, denominado Identidade Rural – À Luz da Pedagogia da Alternância, que alterna espaço e tempo de estudo entre escola e residência e contempla ações como aulas práticas e teóricas, oficinas, palestras, visitas técnicas e de estudo, saídas a campo, pesquisas, mutirões, entre outras atividades, todas voltadas à realidade da vida no campo.

Um dos trabalhos classificados é o “Semana da Alternância”, apresentado pelas alunas Aline de Mello Bicca e Bruna da Rosa Garcia, do 9° ano, e coordenado pelas professoras Amanda Fraga e Fernanda Wommer, que baseia-se na metodologia da Pedagogia da Alternância, tendo seus elementos adaptados à realidade da escola – ensino fundamental e regular – e que ocorre uma vez por trimestre.

Nesse projeto, os alunos realizam os estudos e pesquisas em sala de aula e depois continuam a desenvolver em casa, incluindo atividades práticas e envolvendo a família, conforme a temática proposta pela Escola.
Alguns dos temas já trabalhados na Semana da Alternância foram: compostagem, flores, empreendedorismo e origens. Durante o período de estudos em casa, os professores visitam todas as residências para acompanhar e orientar o desenvolvimento das atividades.

“Nhemboaty: Culturas Indígena e Não Indígena em Convivência na Escola” – A EMEF Nossa Senhora de Fátima recebeu seus primeiros alunos indígenas em 2017.
O encontro cultural levou toda a comunidade escolar a buscar saber mais sobre os costumes, a língua, o estilo de vida, as brincadeiras, as músicas e o universo da etnia Mbyá Guarani.
Para que a troca cultural fosse ainda mais intensa, nasceu o projeto onde os alunos indígenas foram convidados a serem professores dos próprios professores e colegas, para relatar seu modo de vida e ensinar sua língua, além de desenvolver atividades práticas como danças e brincadeiras pertencentes à cultura indígena.

Atualmente, os alunos matriculados na Escola pertencem às aldeias Guabiju, Araxaty e acampamento da BR-290.
Este trabalho foi apresentado na mostra pelos alunos indígenas Kuaray Mirim Edú Gonçalves e Kuaray Tataendy Jean F. Lopes, do 9° ano, e coordenado pelo professor Joceimar Campos da Silva.

Aulas de guarani – Dentro desta proposta, o plano de aula contemplou o alfabeto, sílabas, numerais, dias da semana e cumprimentos, com aula participativa, acompanhamento individualizado, ênfase na pronúncia, exercícios avaliativos e reconhecimento dos alunos destaque.
A Escola busca valorizar a cultura indígena, incentivar as apresentações artísticas, promover atividades de integração, como rodas de conversa e visita às aldeias, promovendo a defesa da diversidade cultural.

Atualmente, a EMEF Nossa Senhora de Fátima possui 67 alunos matriculados, da Educação Infantil ao 9º ano.
Os alunos indígenas frequentam a escola apenas nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Recentemente, assumiram a direção da Escola a diretora Roberta da Costa Porto e a vice-diretora Vanessa de Morais Tolledo.

Autor: Eloisa Uliana