01 SET 2023
Corrida do Fogo Simbólico dá início às comemorações da Semana da Pátria

Dando início às comemorações da Semana da Pátria, aconteceu nesta sexta-feira (1º) a Corrida do Fogo Simbólico, que neste ano homenageou o nadador cachoeirense Rodrigo Schmidt Carvalho.

A corrida do Fogo Simbólico teve início na Escola Cívico-Militar Dinah Neri Pereira e percorreu as ruas Eduardo Dicklhuber, Alarico Ribeiro, Avenida Brasil, Júlio de Castilhos e Melvin Jones, indo até a Praça Borges de Medeiros (Praça da Caixa d’Água).

Além de Rodrigo, participaram uma representação do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, do 13º Grupo de Artilharia de Campanha, o corredor Tomás Pereira e alunos da ECIM Dinah Neri Pereira, escoltados pelo Setor de Trânsito da Secretaria de Obras e pela Brigada Militar.

A Pira da Pátria na Praça Borges de Medeiros foi acesa pelo atleta homenageado, seguida do hasteamento das bandeiras, entoação dos Hinos a cargo da Banda do 3º Batalhão de Engenharia de Combate e abertura oficial da Semana da Pátria com a manifestação da vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Angela Schuh, e apresentação do balé das alunas da EMCMEF Dinah Neri Pereira com homenagem a Cabo Toco, que é tema municipal da Semana da Pátria de 2023.

Cronograma da Guarda do Fogo:

Dia 2 (sábado) – Manhã: Grupo de Escoteiros Leões do Caverá; Tarde: Igreja Luterana Cristo Redentor

Dia 3 (domingo) – Manhã e Tarde: CTG Estância do Chimarrão

Dia 4 (segunda) – Manhã e Tarde: Grupo de Escoteiros Ibiraiaras

Dia 5 (terça) – Manhã e Tarde: EMEF Alarico Ribeiro

Dia 6 (quarta) – Manhã e Tarde: Projeto AABB Comunidade

A partir das 18h, até às 8h, a Guarda estará sob a responsabilidade do Exército Brasileiro, com revezamento de militares do 3º Batalhão de Engenharia de Combate e do 13º Grupo de Artilharia de Campanha.

Estância fará apresentação no domingo – No dia 3 de setembro, quando o CTG Estância do Chimarrão estará responsável pela Guarda do Fogo, as três invernadas artísticas farão apresentações na Praça Borges de Medeiros, a partir das 16h.

Desfile de 7 de Setembro – O Desfile descerá a Júlio a partir das 9h, iniciando pelo Exército Brasileiro, seguido das demais forças de segurança e das entidades que se inscreveram para participar. Para organizar o Desfile, a SMEd realizará uma reunião na terça-feira, dia 5, às 14h, no Siprom.

Autor: Eloisa Uliana