22/09/2017
Museu ganha réplica de aeronave pilotada por Nero Moura

O cachoeirense Ivan Scarparo Forgearini, que mora em Porto Alegre, doou ao Museu Municipal – Patrono Edyr Lima, a réplica de uma aeronave pilotada pelo tenente-coronel Nero Moura, na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. O modelo Republic P47-D Thunderbolt, feito na escala 1/48, demorou um ano para ser feito e usa a técnica do plastimodelismo, que consiste em construir miniaturas em escala reduzida, fabricadas na forma de kits plásticos com o objetivo de exposição. A maioria dos modelos retratam veículos militares, geralmente dentro do contexto histórico onde estão inseridos.

Ivan, que é servidor público federal, conta que desde os 7 anos se dedica a fazer réplicas e tem um carinho especial pela história da Força Aérea Brasileira. (FAB). Antes de fazer cada replica, ele faz toda a pesquisa histórica de acordo com o que será projetado. A aeronave que está no Museu Municipal retrata um pouso feito ao campo de Tarquínia, na Itália, em 1944. A réplica tem ao seu lado Nero Moura, o suboficial Adalberto José do Espírito Santo e o major do Exército Americano, John Buyers. Quem observar os detalhes verá inclusive a marca das pegadas dos soldados no barro sobre a pista.