14 SET 2017
EDUCAÇÃO
SMEd encontra todas as crianças de 4 e 5 anos e levará experiência a mais cidades

O trabalho desenvolvido desde o mês de maio deste ano pela Secretaria Municipal de Educação (SMEd) de Cachoeira do Sul deu resultado positivo e agora a experiência será compartilhada com outras cidades. Na audiência pública desta quarta-feira, a Secretária Municipal de Educação, Ana Margarete Vivian Machado apresentou os dados e a caminhada para encontrar todas as crianças nascidas em Cachoeira e que teriam entre 4 e 5 anos até o último dia 31 de março e por isso precisam estar matriculadas na Educação Infantil. Todas as estratégias de busca destas crianças foi com o objetivo de alcançar a meta 1 do Plano Municipal de Educação, que prevê a universalização do ensino para as crianças desta idade. “O resultado final da nossa estratégia de busca ativa é este: 100% das crianças foram localizadas”, comemora Ana Margarete.

De acordo com os dados do Cartório de Registro Civil são 2.138 crianças nascidas em Cachoeira do Sul nesta faixa etária. Com base nestes dados, a equipe da SMEd foi a campo para identificar e localizar todas elas, já que pelos dados apresentados pela Promotora Regional de Educação de Santa Maria, Rosângela Corrêa, 89,9% das crianças foram matriculadas em 2016, ano previsto para o cumprimento de 100% da meta. Assim, era necessário localizar onde estavam as outras 10,1%. “Fizemos um trabalho intensivo para localizar todas elas. Utilizamos o sistema Educacenso, Simus (da Secretaria da Saúde) e o Cadastro Único. Além disso fomos de casa em casa, aos meios de comunicação e tivemos parceria com entidades e empresas de Cachoeira do Sul”, explicou Ana Margarete. Assim, foi possível localizar todas elas, matricular as que ainda estavam fora da escola, identificar as que não moram mais na cidade e enviar para o Ministério Público os nomes daquelas que os pais ainda não efetuaram a matrícula. “Foi um trabalho de muita dedicação de toda a equipe e apoio de todos. Em 2018 nossa missão segue e vamos trabalhar para novamente ter 100% das crianças de 4 e 5 anos identificadas e dentro da sala de aula”, afirmou Ana Margarete.

EXPERIÊNCIA – A metodologia aplicada pela SMEd para encontrar as crianças e os resultados positivos alcançados incentivaram a promotora Rosângela para que convidasse Ana Margarete e sua equipe para levar a sua experiência para compartilhar em Santa Maria com outros 43 municípios que fazem parte da Promotoria Regional de Educação. “Nossa experiência de sucesso na localização destas crianças que estavam fora da escola servirá agora de exemplo para outros municípios. Estamos contentes em poder compartilhar tudo o que aprendemos”, salienta a secretária

IMPORTANTE

A chefe de setor de assistência ao educando da SMEd, Aimara Carlos, explicou que para não mandar as crianças para escola, os pais tinha duas principais justificativas: ou desconheciam a lei ou alegavam que conheciam a lei mas não queriam mandar o filho para a escola para ficar com eles mais tempo em casa. “Muitos pais ainda tem receio de mandar os filhos pequenos para a escola”, lamenta Aimara.

Na creche, 32,8% das crianças já estão na escola

Até 2024, Cachoeira do Sul precisa ter 50% de suas crianças de zero a 3 anos (creche) dentro da escola. Apesar de ainda ter alguns anos para atingir o percentual previsto no Plano Municipal de Educação, a SMEd já está no caminho para atingir este percentual em breve. Atualmente, 32,8% já estão na escola.

Imprensa, Tischler e Corsan parceiros

Para divulgar a campanha permanente de Busca Ativa, a Secretaria Municipal de Educação conta com alguns parceiros. Entre eles está a imprensa de Cachoeira do Sul, que abre espaço constantemente para a divulgação do tema. O Supermercados Tischler, que já foi parceiros no lançamento da campanha, seguirá a parceria e terá impresso em um milhão de sacolas plásticas o slogan da campanha.

A Corsan também auxiliará na campanha, trazendo em cada conta de água o lembrete de que as crianças de 4 e 5 anos deve estar na escola. Isso permitirá que uma grande parte dos cachoeirenses sejam alertados mensalmente sobre esta necessidade.

Os resultados apresentados pela SMEd

– 2.138 crianças com idade entre 4 e 5 anos, nascidas até 31 de março de 2017 (dados do Cartório de Registro Civil)

– 1.789 crianças nascidas e matriculadas em Cachoeira do Sul (36 delas foram matriculadas após a campanha)

– 317 crianças nascidas em Cachoeira do Sul e matriculadas em outros municípios

– 25 óbitos

– 7 não estão matriculadas e seus dados foram encaminhados ao Ministério Público para que os pais sejam responsabilizados

Uma descoberta

A pesquisa feita pela Secretaria Municipal de Educação se aprofundou tanto na busca e identificação de cada estudante que levantou inclusive o dado de que 216 crianças matriculadas em Cachoeira do Sul nasceram em outros municípios. Desta forma, hoje Cachoeira do Sul tem 2005 crianças matriculadas com idade de 4 e 5 anos na pré-escola.