Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

01/09/2017
Projeto alimentação saudável em busca do Prêmio Gestor Público

Cachoeira do Sul busca mais uma vez o troféu do Prêmio Gestor Público. Neste ano, o projeto inscrito foi o “Alimentação saudável – Plante esta ideia”, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O agente fiscal do Tesouro do Estado e avaliador de projetos, Gilberto Santini Procati, esteve em Cachoeira nesta semana e conheceu a ideia. O projeto trabalha com alunos da rede municipal desde a preparação do solo para o cultivo da horta até o preparo dos alimentos de forma que os alunos façam parte de todo o processo. Acompanhado dos organizadores, ele participou de um dia de campo do projeto na Escola Municipal Aldo Porto dos Santos, no Bosque.

Iniciado em 2016 como projeto-piloto em quatro escolas, ele foi aumentando significativamente até os dias atuais, quando já participam 15 escolas de ensino fundamental e 14 escolas municipais de educação infantil, contemplando diretamente 7.593 alunos e professores e cerca de 12.840 familiares. Já foram distribuídas 400 mudas de diversos chás, 300 mudas de temperos e 15.000 de hortaliças.

A professora Silvane Peruffo, que coordena o projeto ao lado do diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Alexander Radiske e da bióloga Talita Buiz, explica que já foi verificado que houve um crescente aumento no número de famílias que começaram o cultivo de horta em casa e também tiveram mudanças alimentares após o início do projeto, incentivados pelos filhos que trazem as novidades e novos hábitos aprendidos na escola. “A escola é uma instituição que exerce grande influência na vida da comunidade e por isso é o local ideal para promover ações de promoção à saúde”, destaca Silvane.

ESTIMULAÇÃO – O principal objetivo do projeto é estimular a comunidade escolar a desenvolver a partir do cultivo de hortas escolares, atividade sobre alimentação saudável e nutrição alimentar, de forma interdisciplinar e lúdica uma reeducação alimentar, especialmente entre os alunos.

Durante a implantação do projeto, já percebeu-se o quanto a horta escolar serviu de instrumento de auxílio para despertar hábitos e comportamentos alimentares mais saudável. “Neste sentido a horta tornou-se um fator de conscientização e motivação para os alunos e a comunidade para terem uma alimentação mais equilibrada e nutritiva, baseado no fato de que todos tem participação ativa no processo desde o plantio até o preparo”, destacou Silvane.

Resultados a longo prazo

O projeto “Alimentação saudável – Plante esta ideia” quando foi pensado, já foi idealizado como algo que não teria resultado a curto prazo. Apesar de acompanhar a mudança de hábito dos alunos desde o momento em que começam a participar do projeto e sentem-se empolgados e motivados a aderirem a novos hábitos alimentares, os resultados virão apenas a longo prazo.

A expectativa e que, ao se tornarem adultos, cada uma deles tenha levado estes hábitos consigo e consiga manter uma alimentação equilibrada, evitando a obesidade e doenças adquiridas devido a má alimentação.

As atividades desenvolvidas o projetos

– Orientação técnica e prática para o cultivo de hortas

– Oficina de reutilização de alimentos

– Temperos naturais

– Manuseio de chás

– Palestras sobre alimentação saudável

– Valor nutricional das frutas e verduras

– Análise de rótulos de alimentos industrializados

– Boas práticas de higiene e saneamento

Quem faz o projeto acontecer:

– Secretaria Municipal de Educação (SMEd)

– Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA)

– Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Interior

– Setor de Alimentação Escolar/SMEd

– Horto Municipal/SMMA

– Departamento de Vigilância em Saúde/SMS

– 3º Batalhão de Engenharia e Combate

– Emater

– Afubra

– Viveiro Agroverde

– CMPC – Celulose Riograndense

 
Galeria de Fotos:   Ver mais
Publicado: 01 de SETEMBRO de 2017
Projeto alimentação saudável em busca do Prêmio Gestor Público

 
 
 
 
Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul
ENDEREÇO
Rua XV de novembro, 364 - Centro
CEP: 96508-750
TELEFONE
(51) 3724-6121
ATENDIMENTO
08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia