09 JUL 2018
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Exportações caem 53% no primeiro semestre

As exportações das empresas de Cachoeira do Sul, no primeiro semestre de 2018, caíram 53,58% em valor, com relação ao igual período do ano anterior. Os dados divulgados nesta segunda-feira (9) pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior também mostram uma significativa queda nos volumes exportados, de 33,3 mil toneladas em 2017 para 11,8 mil toneladas em 2018 (- 64,66%). O principal motivo para o baixo desempenho foi a ausência do farelo de soja – produzido pela Granol – na pauta das exportações cachoeirenses.

Soja em grão lidera

Nos primeiros seis meses as exportações de soja em grão somaram 5,5 mil toneladas, 8,33% a menos do que no primeiro semestre de 2017. Contudo, em dólar houve crescimento de 0,81%, em decorrência da valorização do produto de US$ 375 no ano passado para US$ 404 a tonelada (+ 7,80%) em 2018.

Para o secretário de Desenvolvimento, Ronaldo Tonet, houve uma melhora qualitativa das exportações locais, com a ampliação da participação dos produtos com valor agregado maior. “O que se comprova pelo aumento de 31,36% na média geral em dólares americanos recebidos por tonelada exportada” contabiliza Tonet.