17 FEV 2017
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Conselho do Fundo Compartilhado Corsan/Prefeitura autoriza gastos de até R$ 695 mil

Na primeira reunião ordinária de 2017, o conselho gestor do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, constituído de 100% das arrecadações com esgoto e 5% das contas de água, aprovou até R$ 725 mil em gastos solicitados pelas secretarias do Meio Ambiente e Fazenda. A secretária da Fazenda, Viviane Dias, recebeu autorização para debitar do FGC até R$ 45.800,00 mensais para quitar despesas com o recolhimento de material reciclável feito pela Cocari (R$ 17 mil), limpeza urbana terceirizada com a empresa Alício de Castro Cardoso (R$ 25 mil) e análise e dosagem de cloro em poços do interior, atribuição de Edson Stein e Cia. Ltda (R$ 3.800,00), totalizando R$ 549,6 mil em 2017.

Além desses gastos continuados, foi aprovado até R$ 75 mil, pedidos pela secretaria do Meio Ambiente, para a aquisição e recuperação de veículos e equipamentos utilizados nas ações de implantação e conservação do paisagismo em logradouros públicos, recolhimento de materiais recicláveis, bem como no projeto “Lixeiras Itinerantes”.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ronaldo Tonet, coordenador do Conselho, também a pedido do Meio Ambiente, foi aprovado o desembolso de R$ 70 mil, durante todo o ano de 2017, em atividades educativas voltadas à conscientização da importância de preservar o ambiente natural, rural ou urbano.

Balanço do Fundo

Os recursos do FMGC são divididos em duas rubricas, cujos recursos são disponibilizados para a execução de ações da Corsan e Prefeitura de Cachoeira do Sul. Na prestação de contas trimestral da conta Corsan, encerrada em 30 de setembro de 2016, o saldo era de R$ 4.225.749,98 a serem investidos, prioritariamente, na ampliação da rede de esgotos da sede do município.

Já a conta Prefeitura apresentava saldo de R$ 166.180,17 no último dia 15 de fevereiro. “A previsão é de R$ 4,4 milhões em aportes para o FMGC em 2017, dos quais, R$ 1,3 milhão ficará disponível para investimentos diretos solicitados pela Prefeitura”, explica Tonet.