06 SET 2017
Resposta para oncologia vem na próxima terça-feira

A comitiva que foi a Brasília nesta terça-feira para encontro com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar do aumento do repasse para a oncologia terá resposta ao pedido na próxima terça-feira (12). De acordo com o secretário de Saúde, Roger Gomes da Rosa, os dados sobre a oncologia em Cachoeira do Sul, que atende a pacientes de outros 11 municípios da região, foram apresentados por ele e o prefeito Sergio Ghignatti. Ele ressalta que foram demonstrados dados técnicos ao ministro da Saúde, que se mostrou sensível as explicações dadas e ainda questionou a ausência do Estado na participação dos recursos da oncologia.

Estavam presentes também os profissionais técnicos do Ministério da Saúde e assim ficou acordado que eles farão um levantamento até terça-feira, no qual teremos uma definição da proposta sobre o futuro financeiro da oncologia. Esses dados serão embasados através da sua parametrização através sistema Data SUS”, explica Roger.

ANALISE – Roger explica que será analisado o deficit financeiro e as questões jurídicas para uma readequação da portarias que autorizam o serviço e depois disso apresentarão uma proposta. Na próxima terça-feira, Roger entrará em contato com o assessor do Ministério da Saúde, Serio Luiz da Costa, que será o elo do grupo como o ministério. “Saímos de lá com muita esperança, pois teremos uma nova posição do Ministério da Saúde e esperamos que agora seja positiva”, sintetiza o prefeito Ghignatti.

Força política

Durante o encontro com o ministro, se pronunciaram o prefeito Sergio Ghignatti, o secretário de Saúde, Roger Gomes da Rosa, o administrador do HCB, Luciano Morschel e o deputado federal cachoeirense José Otávio Germano. No entanto, a participação da região foi forte. Das 12 cidades da região da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, apenas não compareceram os municípios de Caçapava do Sul e Cerro Branco.

Ainda acompanharam a comitiva os vereadores Felipe Franja, Igor Noronha, Paulo Trevisan (presidente da Câmara) e Carlos Alberto Moraes. Além do deputado José Otávio, que foi quem agendou a audiência, estavam presentes os deputados Alceu Moreira, Luís Carlos Heinz, Sérgio Moraes e Henrique Fontana. Também enviaram seus representantes a senadora Ana Amélia Lemos, Darcísio Perondi e o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

O que a comitiva foi pedir em Brasília?

O grupo foi pedir aumento do teto para oncologia. Atualmente a Prefeitura de Cachoeira do Sul recebe do Governo Federal um valor de R$ 133 mil por mês para prestar o serviço de oncologia para a cidade e outra 11 da região. No entanto, a Prefeitura precisa pagar pelo menos mais cerca de R$ 232 mil mensais para custear todos os gastos com o serviço de oncologia.

Hoje já existe uma resolução do Governo do Estado que determina que além dos R$ 133 mil, Cachoeira do Sul deveria receber mais R$ 258 mil para manter o serviço. No entanto, o Governo Federal não aceita esta resolução e alega que o município não cumpre metas de atendimento, devendo aumentar o número de exames e procedimentos.

Importante

Aproveitando a ida a Brasília, o prefeito e o secretário de Saúde buscaram informações sobre a habilitação da UPA para que passe a receber inicialmente R$ 100 mil por mês. O ministro afirmou a unidade será habilitada dentro do prazo de 60 dias, ou seja, até o dia 20 de setembro. Depois da habilitação, a próxima etapa é o credenciamento, onde haverá um aporte de mais R$ R$ 70 mil do Governo Federal e R$ 135 mil do Governo Estadual.