05 SET 2017
3 mil pessoas devem desfilar no dia 7 de setembro

O desfile em homenagem aos 195 anos de Independência do Brasil acontece neste dia 7 de Setembro (quinta-feira) às 8h30min na Rua Júlio de Castilhos. A expectativa é de 3 mil pessoas, representando 30 diferentes grupos e entidades, participem da comemoração.

O desfile cívico, militar e estudantil neste ano, traz como tema municipal os 130 anos de João Neves da Fontoura. Como temas estaduais os 80 anos da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria e 70 anos da Chama Crioula e tema nacional o centenário do falecimento de Oswaldo Cruz.

O desfile parte da Cinco Esquinas, percorrendo a Rua Júlio de Castilhos e encerrando na Praça Honorato de Souza Santos. Uma das novidades neste ano serão os blocos representando 15 EMEI´s e EEI´s e outro representando 13 EMEF´s e seus projetos (culturais, ambientais, CPM´s, Novo Mais Educação, EJA e JEMCS). O bloco das EMEI´s e EEI´s, por ter crianças até seis anos, vai fazer um trajeto menor e irá apenas até a Rua Juvêncio Soares.

4 bandas e homenagem

O desfile de 7 de Setembro terá quatro bandas. A primeira a passar será a do Exército, que também fica ao lado do palanque oficial no restante do desfile. Ainda passará pela Rua Júlio de Castilhos a banda da EMEF Baltazar de Bem, da EMEF Dora Abreu e a Marcial Gonçalvense.

O desfile terá também uma homenagem da EMEF João Neves da Fontoura, que fica em Dorasnal, que virá para homenagear João Neves da Fontoura, apresentando as suas principais atividades.

Trânsito fechado a partir das 7h

O setor de trânsito iniciará o fechamento das vias que darão acesso ao desfile a partir das 7h. O tráfego será interrompido na Avenida Brasil a partir das Ivo Becker até a Praça Honorato de Souza Santos. Para a concentração dos militares e seus veículos, o trânsito será interrompido na Rua Bento Gonçalvense a partir da Fontoura Xavier.

Importante

A extinção do fogo simbólico da Semana da Pátria será na quinta-feira (7), às 17h, na Pira da Pátria, na Praça Borges de Medeiros.

Saiba mais sobre o Desfile de 7 de Setembro

Haverá banheiros químicos na Praça Borges de Medeiros, na concentração e a dispersão.

Os mestres de cerimônia serão o radialista Carlos Simonetti e a jornalista Lena Caetano

O desfile iniciará pontualmente às 8h30min.

As entidades não poderão realizar paradas em nenhum momento do desfile, evoluções coreográficas. Se houver, deverão ser feitas em movimento.

A distância máxima entre as entidades não deve ultrapassar os 100 metros.

Não será permitido o deslocamento feito em bicicletas, salvo se, houver uma entidade representada somente por ciclistas.

Em caso de chuva, o desfile será desmarcado e as informações serão divulgadas pelos órgãos de imprensa.

Quem vai desfilar

1 – Guarnição Federal: 3º BECmb e 13º GAC