20 MAI 2016
Vacina contra gripe A está liberada para a população a partir de segunda-feira

A partir desta segunda-feira (23), qualquer cachoeirense pode se vacinar contra a gripe A H1N1. Serão disponibilizadas as cerca de 1.300 doses que sobraram da Campanha que encerrou nesta sexta-feira e ainda mais 2.200 doses enviadas no final da tarde pela Coordenadoria Regional de Saúde, somando um total de 3.500 doses. O material será distribuído entre as Unidades Sanitárias e Postos de Estratégia de Saúde da Família.

De acordo com Andréa Santos, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Cachoeira do Sul, o Município atingiu 90,50% do público alvo. Por isso, as doses restantes foram liberadas para o restante da população. Mesmo assim, Andréa destaca que as pessoas que integram os grupos prioritários mas ainda não se imunizaram também podem ir aos postos.

“Todos podem se vacinar, mas é importante que as famílias que tem crianças acima de cinco anos e que por ter essa idade não entraram na Campanha, que aproveitem a oportunidade para vaciná-los. As entidades e sindicatos que solicitaram vacina também devem ir aos postos a partir de segunda-feira”, alerta Andréa.

Cachoeira do Sul registrou 13 casos suspeitos de gripe A. Destes, 4 se confirmaram e 3 pessoas faleceram. Outros 7 foram descartados (mas dois deles faleceram devido a outros problemas respiratórios). Apenas um paciente ainda aguarda pelo resultado do exame.

Importante

Cachoeira do Sul não atingiu a meta entre as crianças com idade entre 6 meses e cinco anos, indígenas e gestantes. Para todos, eles Andréa explica os motivos: entre as crianças, boa parte delas foi imunizada na rede privada e os números será posteriormente contabilizado. Entre os indígenas o número não foi alcançado porque alguns se mudaram para Caçapava do Sul poucos dias antes do início da imunização. Já entre as grávidas, muitas já tiveram seus bebês e passaram para o grupo de puérperas.

Locais de vacinação

– US1 (Centro)

– US4 (Centro Social Urbano)

– US14 (Bairro Marina)