12 DEZ 2017
114 terrenos fiscalizados em um mês

O primeiro mês após o prazo destinado a conscientização para que os proprietários de terrenos baldios fizessem a limpeza das áreas resultou em 114 áreas notificadas. No primeiro contato, os fiscais emitiram apenas notificações para que os proprietários providenciassem a limpeza. A multa é o segundo passo. No entanto, ao retornar as terrenos já notificados, os fiscais constataram que todos estavam limpos.

Isso mostra que nosso trabalho teve um resultado positivo. É preciso que a comunidade saiba que o objetivo principal do fiscal de posturas não é a emissão da multa. Quando o cidadão cumpre os prazos determinados na notificação, tudo de resolve”, destaca Clausiane Tatsch, chefe do setor. A multa para quem permanecer com terreno sujo mesmo após a notificação é de 10 URMs, o que corresponde a R$ 585,00. Se em 30 dias não for feita a limpeza, é aplicada um nova multa no mesmo valor.

TERRENOS – Os terrenos baldios são espaços das cidades que estão vazios, sem moradores e por conta disso, muitas vezes, ficam com vegetação alta e tornam-se depósitos de lixo e entulho. Geralmente a vegetação avança e até a calçada, que também é de responsabilidade do proprietário. A falta de limpeza nesses terrenos pode gerar diversos problemas que vem junto com o crescimento do mato como a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos.

Importante

As denúncias de terreno sujo podem ser feitas no Protocolo Geral da Prefeitura ou através do telefone 3724.6123. É importante informar junto dados que possam dar a localização do proprietário do terreno, pois muitas vezes o cadastro da Prefeitura, que é o meio para se localizar o proprietário, está desatualizado.