22 ABR 2021
Abertura Oficial da Colheita da Noz Pecã acontece na semana que vem

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, é uma das apoiadoras da III Abertura Oficial da Colheita da Noz Pecã, que acontecerá em formato digital no dia 29 de abril, próxima quinta-feira, a partir das 9h, no canal do Rio Grande Rural no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=G0ij3XaKPcQ).

Durante o evento, serão exibidos depoimentos do prefeito José Otávio Germano, do produtor Ezequiel Garske e da empresa Pecanita, produtora e industrializadora de noz pecã em Cachoeira.

A força da Noz Pecã - Cachoeira do Sul é o município com a maior área de plantio de noz pecã no país, com 1.150 hectares e 81 pomares, e tem o maior pomar particular da América Latina, com 700 hectares. A estimativa de colheita para este ano é de 1.050 toneladas, superando as 900 toneladas colhidas em 2020.

Na área de industrialização, Cachoeira tem as duas maiores empresas do país, a Pecanita Agroindustrial e a Divinut. Além disso, as duas empresas, a Paralelo 30 e outros viveiros são responsáveis por 70% de todas as mudas de noz pecã produzidas e comercializadas no RS.

O setor gera 140 empregos diretos e muitos indiretos, além de aproximadamente 500 empregos temporários na época da colheita.

Como grande produtor agrícola, o Rio Grande do Sul também encontra na pecanicultura uma alternativa para cultivar plantas que sejam menos atingidas pelas instabilidades climáticas.

Texto: Eloisa Uliana/Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024