Defesa Civil de Cachoeira do Sul terá um canal direto de comunicação com a população, em atendimento ao Eixo 03 Comunicação e Interação do Programa Cachoeira do Sul Resiliente, o qual traz a comunicação e interação entre a comunidade e órgãos de proteção e de urgência e emergência como uma ferramenta de gestão de risco.
A Prefeitura Municipal contratou 02 (duas) linhas de telefonia móvel com internet as quais serão utilizadas exclusivamente nas ações de Proteção e Defesa Civil. A Defesa Civil mantém agentes de sobreaviso 24 horas por dia, inclusive aos feriados e finais de semana em caso de urgências e emergências.
A Defesa Civil salienta que o telefone (51) 995358310 será utilizado para receber solicitações de atendimento da população. A outra linha será utilizada para comunicação interna entre órgão do Sistema Nacional e Estadual de Proteção e Defesa Civil e para o desenvolvimento de outros projetos de comunicação.
Para acionar a Defesa Civil a orientação é de que a população utilize mensagens via WhatsApp, enviando nome completo, endereço, tipo de ocorrência e se possível foto que demonstre a situação e localização. “Estas informações ficarão registradas para atendimento e podem não apenas agilizar, mas também qualificar o atendimento, pois a visualização de imagens poderá auxiliar na definição de prioridades e materiais e equipes necessárias para o atendimento da ocorrência”, explica o coordenador, Edson das Neves Júnior.
População deve priorizar contato via WhatsApp
O telefone receberá também chamadas de ligações convencionais e SMS, mas a Defesa Civil pede a população de prioridade para mensagem via WhatsApp, pois facilita a organização dos atendimentos pois quando existe ocorrência de desastre há congestionamento de ligações e chamados e por vezes a equipe está em local com sinal ruim para ligações.
A contratação da linha telefônica, que será um canal de comunicação da população com a Defesa Civil, significa mais uma meta do Programa Cachoeira do Sul Resiliente criado por determinação do Prefeito José Otávio Germano e tem um significado importante no que diz respeito a profissionalização do serviço, pois é a primeira vez que a Defesa Civil terá um telefone institucional direcionado a população 24 horas por dia, ao longo da história os telefones de contato eram os telefones pessoais dos Agentes.
ACIONAR A DEFESA CIVIL: FONE/WHATSAPP (51) 995358310
VIA WHATSAPP - Envie Mensagem de texto com:
- Nome completo
- Endereço - perímetro urbano: rua, número, bairro e ponto de referência.
- Endereço - perímetro rural: distrito, localidade, estrada ou corredor e ponto de referência.
- Tipo de ocorrência: descrever a situação, tipo de ocorrência, danos, número de pessoas afetadas, se há idosos, crianças ou pessoas com deficiência, se há outros imóveis também afetados na região.
- Foto: Enviar fotos que demonstrem a situação e os danos.
- Localização: Pode ser enviado via mensagem a localização do imóvel para facilitar a chegada da equipe.
- Ligação ou SMS: Informar Nome Completo, Endereço e Tipo de Ocorrência
QUANDO ACIONAR A DEFESA CIVIL - Situações de Emergência que envolvam:
- Eventos Adversos de Chuvas Intensas, Vendaval Granizo, Inundações ou Enxurradas;
- Queda de árvores, Destelhamentos;
- Deslizamentos de terra;
- Rupturas, colapsos ou obstrução de vias públicas;
- Colapso de Edificações e Estruturas;
- Graves Desastres com vítimas e desabrigados;
- Acidentes Rodoviários, Ferroviários, Náuticos ou Aéreos envolvendo grande número de vítimas;
- Grandes Incêndios com vítimas;
- Incêndios Florestais;
- Acidentes com combustíveis ou produtos perigosos;
- Organização de Grandes Eventos
Fonte: Defesa Civil