03 AGO 2017
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Cachoeira terá programa Touro Positivo

A criação do programa Touro Positivo foi firmada nesta quinta-feira (3) em reunião no escritório da Emater de Cachoeira do Sul.O programa reúne as entidade s parceiras Emater/Ascar, Núcleo Centro Angus, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da secretaria de Agricultura e Pecuária.

O objetivo do Touro Positivo é fortalecer a pecuária entre produtores que se enquadram na agricultura familiar, consistindo na insersão nos rebanhos de touros das raças Angus e Brangus aprovados nos testes do Programa de Melhoramento Bovino (Promebo) da Associação Brasileira de Angus.

Os animais terão um valor firmado de mil quilos de terneiro, tendo como referência o preço do quilo vivo de R$ 5,80, média obtida na última Feira de Outono. Segundo o engenheiro agrônomo Dirceu Nöller, da Emater, o valor é bem abaixo da média do ano passado no Estado, que se aproximou de R$ 9 mil. As aquisições podem ser financiadas por agentes financeiros ou pelo próprio Núcleo Angus.

Os reprodutores aprovados terão conformações mínimas de 600 quilos de peso corporal e circunferência escrotal de 36 centímetros aos dois anos.

Poderão adquirir os touros os pecuaristas familiares (renda mínima de 70% provenientes da pecuária em até 300 hectares) e agricultores familiares (renda de até R$ 360 mil, máximo de 80 hectares e agropecuária como atividade principal).

Interessados em adquirir os reprodutores devem se inscreverem no escritório da Emater, junto à Feira Livre Municipal de Cachoeira do Sul, localizada na esquina das ruas Quinze de Novembro e Milan Krás.

Foto: Fernando Cantarelo, presidente do Sindicato Rural; Diego Cruz, diretor da Secretaria da Agricultura; Ronaldo Tonet, secretário da Smap; Luciano Mazuim da Silva, gerente da Emater; Renato Pinheiro, vice-presidente do STR; Dimas Rocha, presidente do Núcleo Centro Angus; Dirceu Nöller, extensionista da Emater e Luís Henrique Sesti, diretor do NCA.